Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / Civilizações

'Os bodes à sua esquerda': Qual é a origem da palavra 'sinistro'?

Muito além dos significados encontrados no dicionário, o termo indica que os romanos tinham um problema com o lado esquerdo

Redação Publicado em 08/01/2017, às 10h30 - Atualizado em 13/03/2022, às 10h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem meramente ilustrativa de pessoa andando na rua - Divulgação/Pixabay/geralt
Imagem meramente ilustrativa de pessoa andando na rua - Divulgação/Pixabay/geralt

No dicionário, a palavra 'sinistro' pode ser definida de duas formas diferentes. A primeira delas sugere sinônimos como contratempo, infortúnio, mau agouro, funesto, ameaçador, temível, mau, pernicioso, desastre, calamidade e ruína.

O único significado que não poderia ser usado numa resenha de filme de terror é o fiel ao sentido original: que faz referência ao 'esquerdo'. Era isso o que queria dizer sinistrum, a origem latina da palavra, a segunda definição encontrada em dicionários.

Ou ao menos no sentido literal. As outras conotações surgiram através dos áugures, sacerdotes romanos que interpretavam sinais dos deuses, que podiam vir na forma de trovões ou na direção do voo dos pássaros.

Nessas leituras, que eram feitas quando uma autoridade estava prestes a assumir o cargo, se o sinal aparecia à esquerda era considerado uma manifestação negativa dos deuses — um mau augúrio. Assim, o lado esquerdo passou a ser usado como metáfora para qualquer coisa ruim entre os romanos.

A superstição não desapareceu com o cristianismo, que trazia ideias como as do Evangelho de Mateus, no qual, no fim dos tempos, Deus "colocará as ovelhas à sua direita e os bodes à sua esquerda" — quem vai para o inferno fica à esquerda. No italiano, 'sinistro' ainda hoje quer dizer tanto "esquerda" quanto "macabro". 

O português medieval derivou do basco ezker a palavra "esquerdo", sem essas conotações negativas. "Sinistro" acabou reservado para o lado sombrio das coisas — ou, se você vive no Rio de Janeiro, muito pelo contrário, coisas realmente impressionantes. Outro caso de mudança de sentido.