Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Idade Média

Em 1387, Carlos II de Navarra foi queimado por engano

Em um episódio considerado como Castigo Divino, o monarca foi incendiado enquanto tratava de uma enfermidade em seu castelo

Thiago Lincolins Publicado em 13/12/2019, às 19h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Representação de Carlos II de Navarra - Wikimedia Commons
Representação de Carlos II de Navarra - Wikimedia Commons

Carlos II de Navarra já vinha de uma carreira de traições, massacres e fracassos que fariam com que ficasse registrado na História como Carlos, o Mau.

Na virada do ano de 1386 para 1387 ele estava acamado em seu castelo, sem poder usar os membros. Ouvia-se pelos cantos ser uma merecida punição divina. Mas a punição só estava para começar.

Seu médico sugeriu um tratamento que, pela média da medicina medieval, era até agradável: foi embrulhado da cabeça aos pés em panos encharcados de conhaque.

Coube a uma enfermeira costurar os panos no corpo do monarca. A tragédia veio quando restava apenas o último pedaço. Estava escuro e a enfermeira pegou uma vela para encontrar a tesoura. O rei foi incendiado. De imediato o fogo se espalhou por todo o pano e, consequentemente, fez com que fosse queimado por inteiro.

Os últimos dias de vida do monarca / Crédito: Reprodução

As notícias da morte correaram a Europa. Ninguém lamentou o rei, acreditando que Deus apenas havia movido as mãos da enfermeira em seu merecido castigo. Ela fugiu e não há registros do que lhe aconteceu.

Há versões mais benévolas. Outros afirmaram que simplesmente foi um carvão saído do aquecedor. E o bispo da cidade registrou que o monarca morreu em paz, na cama, e que lhe deu a extrema-unção. Quem sabe a história da tocha humana seja apenas uma lenda, fantasia de vingança dos que sofreram com sua tirania.


+Saiba mais sobre a Idade Média com as obras abaixo:

A vida secreta da Idade Média: Fatos e curiosidades do milênio mais obscuro da história, Elena Percivaldi (2018)

Link - https://amzn.to/2YoK6TQ

A Idade Média: Um guia completo para a história da Europa, desde a queda do império romano ocidental passando pela peste negra até o início do Renascimento, Editora Book Brothers 

Link - https://amzn.to/33OlEMJ

Vida na Idade Média, Martin Bakers, Tobias Lanslor e Mikael Eskelner 

Link - https://amzn.to/36gH4np

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e a revista Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.