Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História

16 cadáveres chineses encontrados numa pirâmide inca

Achado foi na capital do Peru e arqueólogos acreditam ter uma resposta sobre o que eles faziam lá

Fábio Marton Publicado em 28/08/2017, às 13h44 - Atualizado em 16/10/2018, às 11h49

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Huaca Pucllana, uma das pirâmides pré-colombianas de Lima - Shutterstock
Huaca Pucllana, uma das pirâmides pré-colombianas de Lima - Shutterstock

Restos mortais de homens chineses foram encontrados numa escavação arqueológica no topo de uma huaca, uma pirâmide de adobe, em Lima, capital do Peru.  

A construção data de por volta do ano 1000. Mas não precisa tirar da gaveta as teorias do contato pré-colombiano com os chineses: os restos são dos séculos 19 e 20 e sua origem não tem nenhum mistério. Eram trabalhadores chineses que passaram a imigrar para o Peru após o fim da escravidão. 


Dante Piaggio / El Comercio

11 deles foram simplesmente deixados lá envolvidos em panos, mas 5 outros tinham caixões de madeira, o que, para a líder da pesquisa, a arqueóloga Roxana Gomez, indica sua ascensão social, da inicial miséria extrema para uma situação remediada.

A Igreja católica negava aos chineses um enterro nos cemitérios cristãos, exceto se se convertessem. Segundo Roxana, os chineses então viram na huaca abandonada algo que lhes parecia um local sagrado, e o escolheram para deixar seus entes queridos.


A pirâmide onde foram encontrados os chineses / Reprodução

A huaca de Bellavista, como é chamada, foi começada pela cultura Ichma no século 11 e depois anexada e expandida pelos incas, no século 15. Apenas os nobres eram enterrados lá. Os espanhóis consideravam as huacas construções pagãs idólatras. No século 19, o entorno de Bellavista serviu para vinícolas e plantações de algodão, nas quais os chineses devem ter trabalhado.