Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História

Cientistas explicam mistério do Portal do Inferno

Na sombria caverna sob o templo de Hades em Hierápolis, animais (e desavisados) morriam imediatamente, mas sacerdotes eram poupados

Paula Lepinski Publicado em 19/02/2018, às 13h57 - Atualizado em 16/10/2018, às 13h06

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Da caverna de Hades só saía quem conhecia o segredo - Shutterstock
Da caverna de Hades só saía quem conhecia o segredo - Shutterstock

É possível caminhar pelos Portões do Inferno e sobreviver? Os romanos acreditavam que sim. E, para uma dessas entradas para o submundo, eles levavam animais saudáveis como sacrifício. Enquanto os animais morriam em poucos minutos, os sacerdotes retornavam à superfície para continuar seu trabalho. Como se tivessem sido abençoados pelo próprio Hades — que, em todas as lendas, fazia exatamente o contrário, jamais deixando alguém sair de seus domínios.

Até agora não se sabia como isso era possível. O Portal do Inferno fica no sítio arqueológico localizado em Hierápolis, na Turquia. A construção é o Ploutonium, templo dedicada ao deus do submundo Hades — que mesmos seus discípulos preferiam chamar de Plouton (ou Pluto, em latim), um eufemismo que queria dizer "rico" e referia-se a um de seus atributos, o das riquezas minerais. Seu nome real trazia à mente sua função principal, o guardião do mundo dos mortos, e acreditava-se que dizê-lo poderia atrair a morte.

Hades era tão temido, de fato, que os sacerdotes no Ploutonion (reconstruído digitalmente acima) não eram seus devotos. Eram os galli, sacerdotes eunucos da deusa-mãe Cibele. O desafio do portal de Hades provava seu valor e atraía doações.

Para além do portal, há uma fissura profunda que emite gás vulcânico, formado por dióxido de carbono. Os arqueólogos já sabiam que o gás tóxico chegava à superfície na forma de uma névoa e era mortal - durante escavações feitas em 2011, arqueólogos viram pássaros sufocarem até a morte ao voarem próximos ao portão.

O TRUQUE

Qual era o segredo dos sacerdotes? Um estudo publicado pela Universidade de Duisburg-Essen (Alemanha) sugere que a “benção” tem, na verdade, uma explicação geológica.

O biólogo Hardy Pfanz e a sua equipe mediram a concentração de dióxido de carbono ao longo do dia. Durante os períodos com luz solar, o movimento do ar aquecido dissipava o gás. Mas durante a noite, o gás ficava concentrado próximo ao chão, por ser mais pesado do que o ar. Segundo Pfanz, a concentração de dióxido de carbono a 40 centímetros acima do solo chegava a 35%, o suficiente para asfixiar e matar animais e pessoas dentro de minutos.

A conclusão dos pesquisadores é que os animais não eram altos o suficiente para manter suas cabeças acima da névoa de dióxido de carbono. Conforme ficavam tontos, eles desvaneciam e ficavam ainda mais imersos no gás, morrendo rapidamente. O mesmo não acontecia com os sacerdotes, cujas cabeças ficavam acima da névoa.

“Dois mil anos atrás, apenas forças sobrenaturais poderiam explicar esse fenômeno, enquanto hoje técnicas modernas apontam para o conhecido fenômeno da desgaseificação de CO² geogênico”, conclui o estudo.