Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Música

Influência de Phil Collins: entenda o porquê do Dia Mundial do Rock só existir no Brasil

Neste dia, é comemorado a importância do rock, que contou com a participação de radialistas brasileiros

Redação Publicado em 13/07/2020, às 00h00 - Atualizado às 13h20

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Músico Phil Collins - Getty Images
Músico Phil Collins - Getty Images

O dia 13 de julho é conhecido como o Dia Mundial do Rock. De acordo com o Brasil Escola, a data é uma homenagem ao evento Live Aid, que aconteceu em 13 de julho de 1985. O objetivo era arrecadar fundos para o combate à fome na Etiópia. 

O mais curioso, é que a data só é celebrada no Brasil, e contou com a influência de Phil Collins e radialistas brasileiros. 

A origem 

A origem da data vem de fora, que começou em 13 de julho de 1985, durante o Live Aid — festival organizado pelo escocês Midge Ure e pelo cantor Bob Geldof. O evento aconteceu simultaneamente em Londres e Estados Unidos, com o objetivo principal de arrecadar fundos para acabar com a fome na Etiópia.

U2 durante a Live Aid de 1985 / Crédito: Divulgação / Youtube / Live Aid

A line up era imensa, com nomes como Mick Jagger e Keith Richards, U2, David Bowie, Madonna, Duran Duran, Queen, Phill Collins e Bob Dylan. Apesar de algumas participações mais pesadas, como Black Sabbath, Led Zeppelin e Judas Priest — em média era bem mais para pop que rock. 

Phill Collins, ex-membro da banda de rock progressivo Genesis, então um supeastro pop, se empolgou tanto durante sua performance e declarou sua vontade daquele dia ser considerado o "Dia Mundial do Rock".

O desejo — quase — ignorado 

No auge da fama, o próprio Collins devia imaginar que teria seu desejo atendido. Mas ele não estava na setlist dos metaleiros, punks & cia., então a coisa ficou por isso. Até 1990, quando duas rádios paulistanas de rock, a 89 FM e a 97 FM, passaram a mencionar o episódio de Collins em sua  programação. Os ouvintes, as baladas de rock e o resto do país aceitaram a ideia. 

Phil Collins durante a Live Aid de 1985 / Crédito: Divulgação / Youtube / Live Aid

O Dia do Rock de Phil Collins é ignorado no resto do mundo, mas lá fora existem outras datas que celebram o rock. Algumas rádios internacionais, por exemplo, celebram o 9 de julho, quando ocorreu a estreia do programa American Bandstand que popularizou o rock nos EUA.

Já o 5 de julho também é outra opção em outras culturas, pois foi quando o ícone Elvis Presley gravou o seu primeiro hit That's All Right, em 1954. E há, ainda, o dia 11 de fevereiro, quando, em 1964, os Beatlesse apresentaram pela primeira vez.


+Assista a apresentação de Phil Collins na Live Aid de 1985:


++Saiba mais sobre a história do rock por meio de obras na Amazon: 

O som da revolução: Uma história cultural do rock (1965-1969), de Rodrigo Merherb (2012) - https://amzn.to/3xPMrru

A Década do Rock: A Fotografia de Mark “Weissguy” Weiss, de Mark Weiss (2020) - https://amzn.to/3kdLXYp

50 fatos que mudaram a história do rock, de Paolo Hewitt (2013) - https://amzn.to/2U5wFdC

Guia politicamente incorreto dos anos 80 pelo rock, de Lobão (2017) - https://amzn.to/3hAfrxL

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp 

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W