Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História

Tatuagens figurativas mais antigas do mundo encontradas em múmias egípcias

Possivelmente elas são as mais antigas do mundo, ponto. Há mais de 5 mil anos, egípcios já decoravam o corpo com animais e objetos.

Letícia Yazbek Publicado em 01/03/2018, às 16h28 - Atualizado em 16/10/2018, às 12h12

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Desenhos em forma de S no braço do exemplar feminino - British Museum
Desenhos em forma de S no braço do exemplar feminino - British Museum

Múmias de 5000, expostas no Museu Britânico, em Londres, contém as tatuagens figurativas mais antigas já registradas (e talvez as tatuagens mais antigas em geral, veja adiante).

As imagens de um touro e de um carneiro foram descobertas no braço da múmia de um homem. No braço e no ombro de uma mulher foram identificados desenhos decorativos em forma de "S" e imagens de bastões que podem ter sido usados em rituais de dança. As múmias viveram em Gebelein (ou Per-Hator), no Egito, entre os anos 3351 e 3017 a.C., e foram encontradas, em sepulturas próximas, há cerca de 100 anos.

Esse tempo todo para a descoberta é porque as manchas na pele eram consideradas apenas o resultado da decomposição, sem importância, até um estudo em infravermelho revelar as figuras.

Jovem egípcio tinha tatuagens de animais no braço / British Museum

Serão elas as mais antigas no mundo? A múmia europeia Ötzi, também tem tatuagens. Ele viveu em algum ponto entre 3400 e 3100 a.C. — assim, pode ou não ser mais antigo que as múmias. Mas as tatuagens em Per-Hator representavam figuras reais, enquanto Ötzi tem apenas traços e imagens geométricas. São, assim, certamente as tatuagens figurativas mais antigas.

O exemplar masculino teria entre 18 e 21 anos quando morreu, esfaqueado pelas costas. Com ele, é também revelado que, ao contrário do que os especialistas acreditavam, não eram só as mulheres egípcias que faziam tatuagens.

"Somente agora estamos ganhando novas perspectivas sobre a vida desses indivíduos excepcionalmente preservados" afirma o Curador de Antropologia Física do Museu, Daniel Antoine. "Incrivelmente, com mais de 5 mil anos de idade, eles mandam para trás as evidências de tatuagens na África em mais de um milênio."