Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História

Participação acidental

No Haiti, para competir nos Jogos Olímpicos, nem se passava por seletivas

Redação Publicado em 17/08/2016, às 14h51 - Atualizado em 23/10/2017, às 16h35

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O ditador haitiano Jean-Claude Duvalier, o Baby Doc, ameaçava os atletas do seu país - Getty Images
O ditador haitiano Jean-Claude Duvalier, o Baby Doc, ameaçava os atletas do seu país - Getty Images
Um país que apresentou vexames seguidos em Jogos Olímpicos foi o Haiti, nos anos 1970 e início de 1980. Os haitianos estavam sob a ditadura da família Duvalier, apoiada pelos Estados Unidos. François Duvalier, mais conhecido como “Papa Doc”, era centralizador e autoritário. Foi eleito presidente em 1957 e permaneceu no poder até sua morte, em 1971. Seu filho, Jean-Claude, o “Baby Doc”, assumiu. Os dois governos ordenaram o extermínio de milhares de opositores. O país mergulhou na miséria, enquanto seus comandantes se esbaldavam no luxo. 
Para as Olimpíadas, Baby Doc enviava amigos “atletas”, que não precisavam passar por seletivas. Em Munique, 1972, o “corredor” Anilus Joseph, ao ser ultrapassado por todos os competidores, desistiu da prova. Olimeus Charles deu outro vexame, nos Jogos de Montreal, em 1976: correu na prova dos 10 mil metros e levou 42 minutos para concluir a competição, chegando 15 minutos depois do vencedor. Seu conterrâneo Wilnor Joseph também decepcionou. Para concluir os 800 metros do atletismo, levou mais de 2 minutos e 15 segundos – o recorde atual masculino está abaixo de 1 minuto e 41 segundos. 
Em Los Angeles, 1984, Dieudonné LaMothe foi o último colocado na prova de atletismo, mas foi aplaudido pelo público. Ele revelou ter sido ameaçado pela polícia secreta haitiana se não terminasse a competição. Baby Doc foi derrubado em 1986, indo para o exílio. Em 1990 Jean-Bertrand Aristide foi eleito presidente, mas a democracia durou poucos meses. Com novo golpe, a ditadura militar foi restaurada no país. Quatro anos depois, com a ajuda dos Estados Unidos Aristide volta ao governo, sem conseguir acabar com a miséria, a violência e a corrupção. O Haiti hoje está sob intervenção da ONU.