Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Religião

Jesus tinha irmãos?

Diferentes interpretações da Bíblia geraram essa dúvida entre os seus seguidores

Redação Publicado em 01/11/2019, às 08h00 - Atualizado em 24/12/2021, às 11h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O Sermão da Montanha - Domínio Público via Wikimedia Commons
O Sermão da Montanha - Domínio Público via Wikimedia Commons

Bíblia menciona quatro irmãos e também um número indefinido de irmãs de Jesus. Como em: "Não é este o filho do carpinteiro? Sua mãe não se chama Maria, e seus irmãos não são Tiago, José, Simão e Judas?" (Mateus 13:55). E o versículo seguinte: "Não vivem entre nós todas as suas irmãs? Donde lhe vem, pois, tudo isso?".

Até o século 3, os cristãos parecem não ter tido qualquer problema com isso. Esses eram os filhos mais jovens de Maria e José, que tiveram um casamento comum após o nascimento do messias. Foi assim até surgir, nesse século, a doutrina da virgindade perpétua de Maria.

De que ela permaneceu virgem após o nascimento de Jesus. Os irmãos então foram relegados a primos, filhos de outra Maria, tia de Jesus. Ou filhos do viúvo José em seu casamento anterior.

A Igreja Católica e algumas denominações protestantes mais tradicionais ainda ensinam assim. A maioria dos protestantes não vê problema com o casamento.

Pode até soar um bizarro puritanismo dos fundadores da Igreja, mas há um argumento interessante em defesa da virgindade perpétua. Foi quando Jesus estava na cruz: "Ora Jesus, vendo ali sua mãe, e que o discípulo a quem ele amava estava presente, disse a sua mãe: Mulher, eis aí o teu filho. Depois disse ao discípulo: Eis aí tua mãe. E desde aquela hora o discípulo a recebeu em sua casa" (João 19:26,27).

A princípio, parece que Jesus confirma ter um irmão. Ou estaria ele dando um novo filho a Maria, na ausência de outros? Essa é a interpretação dos teólogos católicos desde o século 3. O papa João Paulo II afirmou ser um gesto que só faria sentido se Jesus fosse filho único.


+Saiba mais sobre Jesus Cristo por meio de grandes obras disponíveis na Amazon:

Jesus: Um breve roteiro histórico para curiosos, de Alex Fernandes Bohrer (2021) - https://amzn.to/37YgFOm

A história de Jesus para quem tem pressa: Do Jesus histórico ao divino Jesus Cristo!, de Anthony Le Donne (2019) - https://amzn.to/2Oa55FY

Jesus, o homem mais amado da história, de Rodrigo Alvarez (2018) - https://amzn.to/2O8yd0g

O Evangelho segundo Jesus Cristo, de José Saramago (1991) - https://amzn.to/36DPvZE

Box Enciclopédia da Vida de Jesus, de Louis-Claude Fillion (2018) - https://amzn.to/2RSBjX6

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W