Refrigerantes: Uma revolução no mundo das bebidas - Getty Images
Cultura

Como surgiu o refrigerante?

A novidade revolucionou o consume das bebidas, e grandes marcas, que existem até hoje, foram criadas em pouco mais de 10 anos

Redação AH Publicado em 12/02/2019, às 16h00

A bebida teve origem em farmácias, em uma época em que eram populares as propriedades medicinais das fontes de águas minerais para curar várias enfermidades. O americano Joseph Priestley já criara, em 1767, um meio de produzir água gaseificada, a soda. Mais tarde, em 1832, seu conterrâneo John Mathews desenvolveu um aparato que fazia o mesmo, mas no balcão da farmácia. Ela era receitada para tratamentos que iam de simples cólicas à poliomielite.

No meio do século 19, as farmácias de todo o território dos Estados Unidos tinham fontes de soda. Foi numa delas, não se sabe exatamente onde, que um farmacêutico teve a ideia de adicionar açúcar e corante ao preparado.

Primeiro foi xarope de limão – e estava criada a soda limonada. Depois, vieram as misturas com morango, noz-de-cola – um fruto africano parente do cacau, rico em cafeína – e ginger-ale, feito de gengibre. Os xaropes gasosos, como eram chamados, eram vendidos a 1 centavo de dólar e viraram um sucesso.

Com isso, muitas farmácias se transformaram em pontos de encontro. Algumas até deixaram de vender remédio para se dedicar à nova bebida. As três atuais maiores marcas americanas foram criadas em um espaço de pouco mais de dez anos, por três ex-farmacêuticos. Charles Alderton inventou a fórmula da Dr. Pepper, em 1885. Um ano depois, John Pemberton criou uma à base de noz-de-cola, folhas de coca e outros ingredientes, a Coca-Cola. Em 1898, surgiu a Pepsi-Cola, que usava a mesma noz-de-cola e uma enzima para “ajudar na digestão”, a pepsina.

 

Idade Contemporânea Era Industrial Estados Unidos Idade Moderna Coca-cola pepsi John Mathews água gaseificada John Pemberton Joseph Priestley cola gengibre farmacêuticos Charles Alderton refrigerante pepsina noz sabor farmácia História soda corante

Leia também

Os relatos de Joseph Baena, filho de Arnold Schwarzenegger que impressiona pela semelhança


Bridgerton: Por que nova temporada não segue a sequência dos livros?


Bebê Rena: Veja o que aconteceu com o comediante retratado na série


Bebê Rena: O que aconteceu com a stalker da série na vida real?


Bebê Rena: Veja 5 relatos do comediante que foi perseguido na vida real


Bebê Rena: Saiba como o criador enxerga o final intrigante da série