A queniana Priscilla Sitienei - Divulgação / vídeo / Youtube / The Star
Quênia

Aos 99 anos, estudante queniana vira exemplo para novas gerações

"Gostaria de me tornar médica", declarou a idosa Priscilla Sitienei

Redação Publicado em 15/02/2022, às 10h40

Aos 99 anos de idade, Priscilla Sitienei, é a aluna mais velha de uma escola em Rift Valley, na zona rural do Quênia. Com seu uniforme, um vestido cinza e um suéter verde, ela diz ter voltado a estudar para dar um bom exemplo aos bisnetos e também para seguir uma nova carreira.

"Gostaria de me tornar médica, porque eu costumava atuar como parteira", declarou Sitienei à Reuters. De acordo com a mulher, a ideia de frequentar as aulas surgiu quando sua bisneta decidiu deixar os estudos após engravidar.

"Perguntei brincando se ela tinha algum saldo de mensalidade na escola e ela disse que sim, então disse a ela que usaria para começar a escola", revelou a idosa. Ela disse que esperava que a jovem retomasse os estudos, mas, a mesma se recusou. Assim, Priscilla decidiu que iria às aulas.

De acordo com a agência de notícias, no ano de 2003, o governo do Quênia passou a subsidiar o custo do ensino primário, o que permitiu que as pessoas mais velhas e que não tiveram a oportunidade de estudar em sua juventude, finalmente pudessem realizar seus sonhos.

Alguns desses alunos mais velhos se tornaram conhecidos, como é o caso de Sitienei, que, no ano passado, viajou a Paris para o lançamento de um filme sobre sua história de vida. A produção recebeu o título de "Gogo", que significa avó na língua nativa de Priscilla, kalenjin. Em breve, ela também deverá ir a Nova York.

escola mulher Quênia idosa aula estudar queniana

Leia também

Pesquisadores recriam em 3D rosto de mulher neandertal de 75 mil anos atrás


Maldição por trás da abertura da tumba de Tutancâmon é desvendada


Pesquisadores relacionam descobertas na Cidade de Davi a evento bíblico


Mistério mesopotâmico de 2,7 mil anos pode ter sido desvendado


Arte original de capa do primeiro 'Harry Potter' será leiloada


Javier Milei, presidente da Argentina, clonou seus cachorros? Entenda!