Imagem que ilustrou a campanha - Divulgação/ Governo da Espanha/ @ArteMapacheArt
Espanha

Campanha espanhola pró-diversidade é criticada por modelos: 'Esse não é o meu corpo'

A ilustração da campanha procurava incentivar a diversidade de corpos, porém, os envolvidos estão pedindo desculpas públicas, entenda!

Redação Publicado em 02/08/2022, às 13h54

Na semana passada, o governo da Espanha lançou uma campanha de verão intitulada "O verão também é nosso!", em que divulgava uma mensagem pró-diversidade, incentivando mulheres de todos os corpos a aproveitarem o calor.

A ilustração da campanha, contudo, tem gerado repercussões negativas. Isso pois ela mostrava cinco mulheres de biquíni, e, desde então, três modelos vieram a público para revelar que se reconheceram nos desenhos, porém os envolvidos na ação não haviam lhes pedido permissão para a representação. 

Para piorar a situação, no caso de duas dessas mulheres, Sian Green Lord e Juliet Fitzpatrick, os corpos que viram na campanha publicitária haviam sido modificados.

A primeira, que possui uma perna amputada e usa uma prótese mecânica no lugar, foi desenhada com duas pernas, e a segunda, que é uma sobrevivente de câncer de mama, foi representada com um seio, ainda que, na realidade, ela tenha retirado ambos como parte de seu tratamento da doença. 

 

"Frankeinstein"

O rosto é uma reminiscência de mim, mas esse não é o meu corpo. Eu não tenho seios, e este tem um seio. O pensamento de meu rosto estar em um corpo de uma mulher com um seio é bastante perturbador", relatou Fitzpatrick em uma entrevista ao The Guardian, descrevendo o resultado como uma espécie de "Frankeinstein". 

 

“Estou zangada por terem usado minha imagem sem pedir (...) Eu trabalhei em uma campanha da Dove com a Getty Images que era especificamente contra a distorção digital de imagens. Essa pessoa não aprendeu nada com isso. Acho que invalida totalmente toda a campanha", concluiu ainda, se referindo à artista por trás do desenho.

Tentativas de reparação

Após as manifestações públicas das modelos, o Instituto da Mulher, que colaborou junto do Ministério da Igualdade da Espanha para criar a campanha, divulgou um pedido de desculpas:

O Instituto quer esclarecer que em nenhum momento teve conhecimento de que as mulheres que aparecem nas imagens eram pessoas reais. O trabalho contratado foi a elaboração de uma ilustração, sem o uso de maquetes. O instituto, como parte lesada, entrou em contato com as modelos para esclarecer a situação e aguarda que o ilustrador e as modelos cheguem a um acordo", afirmou o texto. 

A ilustradora responsável pela imagem, identificada no Twitter como "ArteMapache", também pediu desculpas por suas ações através da rede social, afirmando que pensou ter se inspirado em imagens de licença livre, e que iria distribuir o dinheiro que ganhou pelo trabalho para as modelos. 


+ O site Aventuras na História está no Helo! Não fique de fora e siga agora mesmo para acessar os principais assuntos do momento e reportagens especiais. Clique aqui para seguir.

notícias Espanha governo corpos campanha Diversidade Modelos verão modificações corporais sem autorização

Leia também

Pesquisadores recriam em 3D rosto de mulher neandertal de 75 mil anos atrás


Maldição por trás da abertura da tumba de Tutancâmon é desvendada


Pesquisadores relacionam descobertas na Cidade de Davi a evento bíblico


Mistério mesopotâmico de 2,7 mil anos pode ter sido desvendado


Arte original de capa do primeiro 'Harry Potter' será leiloada


Javier Milei, presidente da Argentina, clonou seus cachorros? Entenda!