Imagem meramente ilustrativa de abalo de terra - Divulgação/Pixabay/Angelo_Giordano
Brasil

Cidades do Nordeste brasileiro registram tremores de terra

Apesar da baixa intensidade dos abalos sísmicos, especialista faz um alerta

Penélope Coelho Publicado em 21/02/2022, às 07h30 - Atualizado às 08h18

No último sábado, 19, o Laboratório Sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (LabSis-UFRN), registrou tremores de terra em ao menos duas cidades do Nordeste brasileiro.

Segundo o LabSis-UFRN, os abalos sísmicos foram de intensidade baixa e não causaram maiores estragos. As informações são da Agência Brasil.

De acordo com o laboratório, o primeiro abalo foi registrado em Curaçá, município localizado ao norte da Bahia. O tremor em questão atingiu uma magnitude preliminar de 2.1 na escala Richter.

Já o segundo ocorreu durante a noite em uma região de Canindé, no Ceará. Segundo revelado na reportagem, na ocasião, os moradores sentiram os tremores, que neste caso atingiram 2,4 de magnitude.

O geofísico Eduardo Menezes, do LabSis-UFRN, disse à Agência Brasil que tremores leves como os citados acima são comuns até mesmo no Brasil, no entanto, alerta para o problema da repetição desses eventos:

"Tremores desta ordem de grandeza ocorrem com uma certa frequência no país, principalmente na região Nordeste, dada as características locais", afirmou. 

"O grande problema é a repetição em um curto período de tempo, a exemplo do que temos observado em Canindé, onde, só este mês, já registramos seis eventos semelhantes, percebidos pela população”, acrescentou. 

Brasil Bahia notícias Nordeste Ceará tremores

Leia também

Maldição por trás da abertura da tumba de Tutancâmon é desvendada


Itália: Após 11 anos, autoridades identificam corpo de vítima de naufrágio


Salvador: Mãe de aluno ataca colégio por uso de livro antirracista


Narrador que presenciou acidente de Senna revela bastidores da tragédia: ‘Clima de morte’


Walter Hertel, soldado da FEB na Segunda Guerra Mundial, morre aos 101 anos


Quem criou o famoso capacete verde e amarelo de Ayrton Senna?