Cartaz do filme Marighella, dirigido por Wagner Moura - Reprodução
Ditadura militar

Cinebiografia Marighella, de Wagner Moura, conta a história do guerrilheiro assassinado pela ditadura militar

Baseado no livro de Mário Magalhães, longa ainda não tem data de estreia no Brasil

Letícia Yazbek Publicado em 18/02/2019, às 17h00 - Atualizado às 17h09

Exibida para a imprensa no Festival de Berlim, na última sexta-feira, 15 de fevereiro, a cinebiografia Marighella foi recebida com aplausos. Dirigido por Wagner Moura, que faz sua estreia na função, o filme é uma adaptação do livro Marighella - O Guerrilheiro Que Incendiou o Mundo, de Mário Magalhães.

A produção acompanha os últimos cinco anos de vida do ex-deputado, poeta e guerrilheiro Carlos Marighella, assassinado pela ditadura militar em 1969.

O longa apresenta o contexto histórico a partir das consequências imediatas do golpe militar, em 1964, as ações de Marighella como um dos principais organizadores da luta armada contra a ditadura, até a morte do guerrilheiro, assassinado em uma operação da polícia.

Segundo a Folha de S.Paulo, a produtora do filme, Andrea Barata Ribeiro, afirmou ter ouvido de responsáveis pela distribuição do longa que “o momento não é adequado”. “Mas a gente acha que é totalmente adequado. E, se necessário, faremos um lançamento independente”.

Ainda sem data de estreia no Brasil, o filme terá sua primeira exibição oficial em uma ocupação do MTST, segundo Guilherme Boulos “Falei ontem com Wagner Moura, que reafirmou que o lançamento do Marighella no Brasil será numa ocupação do MTST. Vai ser histórico!”, escreveu em sua conta no Twitter.

Brasil Idade Contemporânea São Paulo História História do Brasil ditadura morte filme assassinato Ditadura militar estreia lançamento guerrilheiro cinebiografia Wagner Moura Carlos Marighella

Leia também

Rio Grande do Sul: 104 crianças seguem separadas de suas famílias em Canoas


A sombria história da mansão amaldiçoada de US$2,4 milhões em Los Angeles


Rei Charles teria sido impedido de entregar presente a neto


Cresce a cada ano a "porta de entrada para o submundo" na Sibéria


Meghan e Harry comemoram aniversário de príncipe Archie com festa íntima


Após 2.300 anos, banheiro de Alexandre, o Grande, é descoberto na Grécia