Fotografia de Daniel Silveira - Divulgação/ PTB-RJ
Brasil

Daniel Silveira pede troca de tornozeleira eletrônica: 'Adquiriu vida própria'

Deputado federal é atualmente um réu do Supremo Tribunal Federal por ameaçar instituições democráticas

Redação Publicado em 04/04/2022, às 15h37

Os advogados do deputado federal Daniel Silveira (PTB) pediram no último domingo, 3, que a tornozeleira eletrônica do político fosse substituída. 

"Há indubitável desconfiança da Defesa [do cliente] de que o equipamento tenha adquirido 'vida própria', em razão de relatos do parlamentar de 'ruídos estranhos' e contínuos, além de esporádicas 'vibrações' sem qualquer nexo ou causa", afirmou o representante legal de Silveira, conforme repercutido pelo jornal O Globo. 

O aparelho defeituoso, que está sendo usado pelo deputado desde quinta-feira passada, 31, foi comparado com outra tornozeleira utilizada por ele entre março e agosto de 2021. 

No documento que pede a substituição do equipamento, os advogados de Silveira afirmam que o comportamento inusual do objeto despertou inclusive a suspeita de que ele tenha sido manipulado de alguma forma. 

"Surgiram então dúvidas quanto à integridade e confiabilidade do aludido equipamento, eis que, em tese, 'possa ter sofrido algum tipo de manuseio eletrônico', tipo 'escuta' embutida, ou outra forma não prevista em lei, desconhecido da defesa e do próprio monitorado, chegando à conclusão de que o mesmo não esteja adequado para o fim ao qual está designado", alegou o texto. 

A solicitação foi repassada para Alexandre de Moraes, ministro do STF que cumpre o papel de relator da ação contra Daniel Silveira, que se tornou um réu após incentivar atos antidemocráticos, de acordo com informações repercutidas pelo g1. 

Brasil notícia deputado federal supremo tribunal federal Daniel Silveira tornozeleira eletrônica substituição

Leia também

Pesquisadores recriam em 3D rosto de mulher neandertal de 75 mil anos atrás


Pesquisadores relacionam descobertas na Cidade de Davi a evento bíblico


Após 115 anos, navio que desapareceu com 14 tripulantes é identificado nos EUA


Zoológico da China pinta cães para simular pandas e revolta visitantes


Cresce a cada ano a "porta de entrada para o submundo" na Sibéria


Alexandre Nardoni consegue progressão para o regime aberto e será solto