- Reprodução
Brasil

Pelo Twitter, Eduardo Bolsonaro afirma estudar história pelo Youtube para sabatina no Senado

Concorrendo ao cargo de embaixador em Washington, o deputado se prepara para apresentar-se no Congresso Nacional

Jânio de Oliveira Freime Publicado em 27/08/2019, às 12h00

O deputado federal e indicado para assumir a embaixada dos EUA – e, não à toa, filho do atual presidente do Brasil – Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) afirmou pelo Twitter que vem se preparando para a sabatina no Senado assistindo ao YouTube para aprender mais sobre a História Nacional. Porém, sem muitos critérios de qualidade, o exemplo dado pelo político foi sua confiança no canal Brasil Paralelo.

Em postagem, o deputado escreveu “Tenho estudado para a sabatina e isso inclui estudar a história nacional. Assim, tenho revisto episódios do @brasilparalelo sobre a história do Brasil, como o episódio que trata da nossa independência passando por Leopoldina, Bonifácio e Princesa Isabel”, pontando vídeo de 2017 feito pelo canal.

Deputado do PSL no Twitter / Crédito: Reprodução

 

Assim como o filho do presidente, este canal é adepto à realidade alternativa explorada pelo filósofo Olavo de Carvalho, descreditando a autoridade de historiadores. Eduardo não possui qualquer formação diplomática e nunca nem pisou no Instituto Rio Branco para desenvolver seus estudos, tampouco em um Departamento de História no Brasil.

Dentro da proposta de História Alternativa, que sustenta a narrativa moral do governo, Eduardo Bolsonaro se alinha às principais peças que rodeiam o cargo que deseja assumir: o presidente Bolsonaro, o estrangeiro Donald Trump e o comandante do Itamaraty, Ernesto Araújo, adepto ao revisionismo olavista.

Olavo e Paulo de Almeida já foram convidados a participar do conteúdo do Brasil Paralelo / Crédito: Reprodução

 

No entanto, para a comunidade internacional de historiadores e boa parte do Parlamento Brasileiro, o tipo de bagagem historiográfica trazida pelo Brasil Paralelo é insuficiente para uma posição de prestígio como é a embaixada de Washington.

Brasil História EUA Youtube Twitter Brasil Paralelo Itamaraty Eduardo Bolsonaro Embaixador

Leia também

Pesquisadores recriam em 3D rosto de mulher neandertal de 75 mil anos atrás


Maldição por trás da abertura da tumba de Tutancâmon é desvendada


Pesquisadores relacionam descobertas na Cidade de Davi a evento bíblico


Mistério mesopotâmico de 2,7 mil anos pode ter sido desvendado


Arte original de capa do primeiro 'Harry Potter' será leiloada


Javier Milei, presidente da Argentina, clonou seus cachorros? Entenda!