Soldado em trincheira na Ucrânia - Getty Images
Ucrânia

Em meio à tensão, adolescentes ucranianos cavam trincheiras

O objetivo, segundo o grupo, é auxiliar soldados em caso de guerra

Redação Publicado em 15/02/2022, às 11h39

Em meio à atual tensão com a Rússia, jovens ucranianos que vivem na cidade portuária de Mariupol estão cavando trincheiras para auxiliar soldados em caso de uma guerra.

O grupo faz parte de um centro de reabilitação para órfãos e crianças desabrigadas, que é comandado pelo pastor Guennadi Mokhnenko, de 53 anos.

"Quando nosso pai, o pastor, disse que Putin poderia invadir, comecei a ter pesadelos, pensava nisto antes de dormir", disse Mikhailo Anopa, um adolescente de 15 anos, à AFP. "Se a Rússia invadir a Ucrânia, pode começar por Mariupol", acrescenta o jovem.

De acordo com informações da agência de notícias, Mariupol é uma cidade de 450 mil habitantes, a qual fica próxima a Donetsk, região dominada pelos separatistas pró-Rússia e apoiada por Moscou.

"Estas trincheiras serão úteis para os militares ucranianos", disse o adolescente entrevistado."Nós as cavamos para ajudar os soldados, agora estamos reforçando. É nosso dever", acrescentou.

Segundo a fonte, os jovens começaram a instalar as defesas há dois anos, depois que as Forças Armadas russas abriram fogo contra navios ucranianos que tentavam chegar ao porto.

guerra Ucrânia Soldados jovens adolescentes trincheiras cavam

Leia também

Novo estudo aponta "primeiro animal antigo hospedeiro da lepra"


Pedaço de raro pigmento púrpura é descoberto na Inglaterra


Após 115 anos, navio que desapareceu com 14 tripulantes é identificado nos EUA


Pesquisadores recriam em 3D rosto de mulher neandertal de 75 mil anos atrás


Maldição por trás da abertura da tumba de Tutancâmon é desvendada


Pesquisadores relacionam descobertas na Cidade de Davi a evento bíblico