- The Siberian Times
Pré-história

Esqueleto de homem-pássaro intriga arqueólogos

Enterrado com um colar feito de crânios e bicos de aves, o cadáver de 5 mil anos foi encontrado na Sibéria

Joseane Pereira Publicado em 05/06/2019, às 11h36

Na Sibéria, arqueólogos desenterraram um esqueleto que portava algo, no minímo, inusitado: um colar com dezenas de bicos e crânios de pássaros. Datados de 5 mil anos atrás, os restos do homem-pássaro foram encontrados na escavação de Ust-Tartas, em Novosibirsk, Sibéria.

O achado poderá revelar aspectos da cultura de Odinov, datada de 18 a 16 a.C., que habitou a Sibéria Ocidental no período conhecido como Idade do Bronze.

Sob o crânio do sujeito estavam cerca de 30 a 50 crânios de aves, assim como longos bicos. Embora as espécies ainda não tenham sido identificadas, acredita-se que eram grandes aves costeiras, como garças.

Segundo a pesquisadora do Instituto de Arqueologia e Etnografia de Novosibirsk, Lidia Kobeleva, "Os objetos foram colocados como se quisessem cobrir o pescoço, como um colarinho”.

"Enquanto movíamos os ossos na área do pescoço, encontramos bicos de aves deitados de forma a cobrir o pescoço, como um colar. Por isso acreditamos que poderia ter sido parte de uma vestimenta. É difícil chamar isso de armadura, mas era a parte de uma roupa que protegia a pessoa", explicou a pesquisadora em entrevista concedida ao The Siberian Times.

Os arqueólogos ainda não identificaram a maneira como os restos de pássaros se prendiam um ao outro ou às roupas do cadáver, já que não foram detectados furos nos crânios e bicos.

E o homem-pássaro não estava sozinho: ao seu lado, foi localizada uma sepultura com duas crianças - de aproximadamente 5 e 10 anos - e o esqueleto de outro homem adulto, este separado por uma divisa de madeira. Perto de seu crânio foram encontrados uma máscara de bronze com buracos para os olhos e uma espécie de cruz. 

Os arqueólogos supõem que as pedras polidas, encontradas junto ao corpo do outro adulto, eram de uso cerimonial, o que indica que esse indivíduo possa ter realizados rituais  junto ao outro esqueleto. "Ambos os homens podem ter desempenhado papéis especiais na sociedade", afirmou Kobeleva.

Sibéria artefatos homem-pássaro Lidia Kobeleva colar de crânios e bicos

Leia também

Com síndrome rara que produz álcool no corpo, homem escapa de multa por embriaguez


Garrafas de vidro são encontradas enterradas em mansão de George Washington


Taiwan promete remover centenas de estátuas de ditador chinês


Filme que recriou Putin com Inteligência Artificial tem lançamento anunciado


Escultura de divindade romana é descoberta em escavação de forte na Alemanha


Assessor de político da extrema-direita alemã é acusado de espionagem para a China