- Getty Images
Arte

Estudo mostra que Leonardo Da Vinci escrevia com as duas mãos e revoluciona pesquisas sobre o artista

Uma análise científica no desenho "Landscape 8" revelou que o artista foi ensinado a escrever com a mão direita desde muito jovem

Thiago Lincolins Publicado em 09/04/2019, às 12h57

No mês em que se celebra o nascimento de Leonardo da Vinci, uma análise científica realizada no desenho Landscape 8 (1473) - o mais antigo do artista - revelou uma descoberta surpreendente. De acordo com a Galeria Uffizi, na Itália, o gênio da arte era ambidestro.

Na obra, criada no dia 5 de agosto de 1473, Da Vinci desenhou a exuberante paisagem do vale do rio Arno e o castelo de Montelupo, na França. Na parte superior, o artista registrou a autoria com a mão esquerda. Entretanto, a parte de trás do desenho revelou a descoberta.

A obra / Wikimedia Commons 

Com o auxílio de uma luz infravermelha, os pesquisadores perceberam que Leonardo da Vinci registrou o seu nome com a mão direita. O que confirma que o artista era ambidestro - ou seja, conseguia escrever com as duas mãos.

"Leonardo nasceu canhoto, mas foi ensinado a escrever com a mão direita desde muito jovem", explicou Cecilia Frosinini, historiadora de arte. "Ao olhar os seus escritos, incluindo este desenho, pode-se notar que a sua caligrafia destra é muito bem executada."

Uma análise detalhada nas duas frases confirmou a autoria de Da Vinci. "É uma verdadeira revolução no campo de estudos sobre Leonardo", afirmou Eike Schmidt, diretor da Galeria Uffizi.

Leonardo da Vinci Leonardo da Vinci Itália arte estudo artista ambidestro

Leia também

Descubra a causa de morte de O.J. Simpson


Casal é condenado a 20 anos por morte de filha que 'derreteu' no sofá


Descoberta: Vestígios de humanos pré-históricos são encontrados em antiga caverna de lava


Na Alemanha, ‘túmulo de zumbi’ de mais de 4 mil anos é descoberto em escavação


Brasileira viraliza ao publicar vídeo abordando sobre 'mau cheiro' de europeus


França recebe pedido para que Mona Lisa seja 'eliminada' do acervo do Louvre