Imagem meramente ilustrativa - Divulgação/ Pixabay/ jarmoluk
Rússia

Federação Russa de Futebol discorda de suspensão da Fifa

Em comunicado oficial, a organização afirmou que a decisão é “claramente discriminatória”

Pamela Malva Publicado em 28/02/2022, às 20h00

Nesta segunda-feira, 28, a Fifa afirmou que iria suspender a Rússia de competições internacionais por tempo indeterminado, após a invasão da Ucrânia. Diante da decisão, a Federação Russa de Futebol emitiu um comunicado oficial, discordando da organização.

No texto, a Federação pontuou que a decisão é “claramente discriminatória”. Acontece que, segundo o UOL, o posicionamento da Fifa também foi assinado pela Uefa (União Europeia de Futebol), e vale para todas as seleções e clubes russos, em todos os níveis.

A União Russa de Futebol discorda categoricamente da decisão da Fifa e da Uefa de suspender todas as equipes russas de participar de partidas internacionais por um período indeterminado”, afirma o comunicado da Federação Russa.

"Acreditamos que esta decisão é contrária às normas e princípios da competição internacional, bem como ao espírito desportivo”, continuou o texto. “Tem um caráter claramente discriminatório e prejudica um grande número de atletas, treinadores, funcionários de clubes e seleções e, mais importante, milhões de torcedores russos e estrangeiros, cujos interesses as organizações esportivas internacionais devem proteger em primeiro lugar.”

Acontece que, conforme explicado pelo blog de Marcel Rizzo, do UOL, a principal justificativa para a suspensão será a quebra de regras de direitos humanos — algo que está presente nas próprias regras da Fifa. Nesse sentido, a Rússia está fora até mesmo da Copa do Mundo, já que não pode competir nas eliminatórias.

Em seu comunicado, a Federação ainda afirmou que irá recorrer à decisão: "Tais ações estão dividindo a comunidade esportiva mundial, que sempre aderiu aos princípios de igualdade, respeito mútuo e independência da política. Reservamo-nos o direito de contestar a decisão da Fifa e da Uefa de acordo com as leis desportivas internacionais".

Copa do Mundo Futebol guerra Rússia esporte Ucrânia Invasão notícia FIFA Federação Russa de Futebol

Leia também

Maldição por trás da abertura da tumba de Tutancâmon é desvendada


Itália: Após 11 anos, autoridades identificam corpo de vítima de naufrágio


Salvador: Mãe de aluno ataca colégio por uso de livro antirracista


Narrador que presenciou acidente de Senna revela bastidores da tragédia: ‘Clima de morte’


Walter Hertel, soldado da FEB na Segunda Guerra Mundial, morre aos 101 anos


Quem criou o famoso capacete verde e amarelo de Ayrton Senna?