Fotografia assinada por Adolf Hitler - Reprodução
Nazismo

Rara foto de Hitler abraçando garota judia é levada a leilão

Conhecida como “a filha de Hitler”, Rosa Nienau manteve contato com o líder nazista até 1938

Letícia Yazbek Publicado em 12/11/2018, às 14h36 - Atualizado às 17h00

Uma fotografia que mostra o líder nazista Adolf Hitler abraçando a jovem alemã de origem judia Rosa Bernile Nienau foi colocada em leilão. Ela foi tirada em Berghof, a casa de Hitler nos Alpes da Baviera, em 20 de abril de 1933, data em que os dois comemoravam seus aniversários.

Rosa e sua mãe haviam se juntado a uma multidão que esperava por Hitler do lado de fora do Berghof. Quando saiu para cumprimentar as pessoas e descobriu que compartilhava seu aniversário com Rosa, Hitler, que completava 44 anos naquele dia, convidou a garota para visitá-lo. Realizado pelo fotógrafo oficial de Hitler, Heinrich Hoffmann, o registro mostra o führer sorridente, com os braços em torno de Rosa, que completava 7 anos de idade.

Dois meses depois, Hitler assinou pessoalmente a foto: “À querida e atenciosa Rosa Nienau. Adolf Hitler, Munique, 16 de junho de 1933”. Quando escreveu a mensagem, ele já havia sido informado de que Rosa Nienau tinha origem judia. Sua avó materna era judia, portanto, Rosa era um quarto “inaceitável”. Na época, o regime nazista construía os primeiros campos de concentração e já começava a perseguir a população judaica alemã.

Segundo o Alexander Historical Auctions, de Chesapeake City, Maryland, Estados Unidos, a casa onde a foto será leiloada, “a pesquisa mostra que, mesmo no início, Hitler  tomou  conhecimento da herança judaica da menina, mas optou por ignorá-la, seja por motivos pessoais ou de propaganda”.

Conhecida como “a filha de Hitler”, Rosa Nienau manteve uma relação com o líder nazista até 1938. Nesse período, foi visitá-lo e escreveu-lhe diversas cartas. Por fim, Martin Bormann, o secretário particular de Hitler, descobriu as origens da garota e proibiu que ela e sua mãe se encontrassem com o führer novamente. Rosa não seria perseguida pelo nazismo, mas morreria com apenas 17 anos, em 1943, vítima de poliomelite.

O leilão da imagem será realizado em 13 de novembro, e a expectativa é de que até 12 000 dólares sejam oferecidos pelo objeto.

Nazismo Alemanha judeus Adolf Hitler Leilão fotografia líder nazista Berghof Rosa Bernile Nienau

Leia também

Maldição por trás da abertura da tumba de Tutancâmon é desvendada


Itália: Após 11 anos, autoridades identificam corpo de vítima de naufrágio


Salvador: Mãe de aluno ataca colégio por uso de livro antirracista


Narrador que presenciou acidente de Senna revela bastidores da tragédia: ‘Clima de morte’


Walter Hertel, soldado da FEB na Segunda Guerra Mundial, morre aos 101 anos


Quem criou o famoso capacete verde e amarelo de Ayrton Senna?