Trecho de vídeo mostrando disparo da arma intercontinental - Divulgação/ KCNA
Coreia do Norte

Lançamento de míssil norte-coreano foi falsificado, diz governo sul-coreano

Coreia do Norte teria mentido a respeito do projétil utilizado

Ingredi Brunato, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 30/03/2022, às 10h46

Na última semana, a Coreia do Norte realizou o lançamento bem-sucedido de um míssil balístico intercontinental — isto é, que é capaz de alcançar outros continentes. 

Depois, eles anunciaram que se tratava de um Hwasong-17, que foi exposto pelo exército pela primeira vez em 2020, durante um desfile militar. A arma é maior que outras desenvolvidas anteriormente, assim podendo conter mais explosivos dentro de si. 

O episódio foi amplamente coberto pela imprensa estatal do país, com direito a inúmeras fotos e vídeos que contavam com a participação de Kim Jong-un

O governo sul-coreano, no entanto, concluiu que o projétil lançado era, na verdade, uma versão anterior. Análise foi conduzida em colaboração com os Estados Unidos. 

"Os serviços de inteligência norte-americanos e sul-coreanos determinaram que o que foi lançado em 24 de março foi um Hwasong-15", anunciou uma fonte do Ministério de Defesa da Coreia do Sul em entrevista à AFP. 

Esse míssil, por sua vez, já havia sido lançado durante um teste de 2017. Analistas ouvidos pela agência de notícias especularam que a mentira teve por objetivo abafar a tentativa fracassada de lançamento do Hwasong-17 em 16 de março. Na ocasião, ele explodiu antes de ser disparado. 

O episódio não foi divulgado pela imprensa da Coreia do Norte, que é controlada pelo estado. Já o vídeo do projétil lançado com sucesso na semana passada não apenas recebeu ampla divulgação, como também teria se parecido com a cena de ação de um filme hollywoodiano. Confira: 

Coreia do sul Coreia do norte notícias arma míssil falso projétil falha

Leia também

Obras perdidas dos Irmãos Grimm são descobertas na Polônia


Maldição por trás da abertura da tumba de Tutancâmon é desvendada


Padre rouba mais de 200 mil reais da igreja para gastar em jogos de celular


Casal escreve declaração de amor em placa turística e acaba preso em Goiânia


11 de setembro: Cenas inéditas do atentado podem aparecer no novo filme de Coppola


Imagem mais nítida de nebulosa Cabeça de Cavalo é registrada por James Webb