Habitantes de Santa Isabel tentam reter os besouros nestes recipientes - Divulgação / Redes Sociais
Bizarro

Na Argentina, milhões de besouros invadem cidade

Com o extremo calor, os animais surgiram e já estão causando danos ao município

Pedro Paulo Furlan, sob supervisão de Pamela Malva Publicado em 13/01/2022, às 19h00

A Argentina e o Uruguai têm sido os principais afetados por uma onda de calor recorde no sul da América do Sul, atingindo temperaturas em volta dos 40ºC e registrando números altos como estes desde o começo da semana, na segunda-feira, 10. Na cidade argentina de Santa Isabel, isto tem atraído um fenômeno muito curioso.

Uma quantidade imensa de besouros do tipo coró-das-pastagens, nome científico de Diloboderus abderus, está coabitando com os mais de 2000 habitantes no município. Estimadamente cerca de três milhões de insetos deste tipo totalizam o número que invadiu Santa Isabel e tem causado inúmeros danos.

Nesta quinta-feira, 13, a temperatura marcou 38ºC e a invasão continua a toda força. O chefe da polícia da cidade, Omar Sabaidini, relatou à imprensa argentina os perigos que esta grande quantidade apresenta a Santa Isabel. As informações são da cobertura atualizada do portal de notícias UOL.

Em alguns casos, [os besouros] danificaram telhados de edifícios. Na delegacia, danificaram o forro e, em um estabelecimento comercial, o teto. Em um posto de gasolina, cobriram os ralos".

Por decisão da prefeitura de Santa Isabel, as luzes públicas foram apagadas como tentativa de evitar ser uma atração aos insetos — escolha apoiada por especialistas e biólogos. De acordo com Selene Niveyro, doutora em ciências biológicas, é importante proteger-se contra os insetos, mesmo que eles não piquem.

Embora sejam completamente inofensivos, esses insetos são pesados e colidem violentamente com tudo em seu caminho, por isso é recomendável cobrir o rosto e os olhos para evitar ferimentos por impacto", afirmou
Argentina calor temperatura besouros santa isabel

Leia também

Pesquisadores recriam em 3D rosto de mulher neandertal de 75 mil anos atrás


Maldição por trás da abertura da tumba de Tutancâmon é desvendada


Pesquisadores relacionam descobertas na Cidade de Davi a evento bíblico


Mistério mesopotâmico de 2,7 mil anos pode ter sido desvendado


Arte original de capa do primeiro 'Harry Potter' será leiloada


Javier Milei, presidente da Argentina, clonou seus cachorros? Entenda!