Monika Grütters cumprimenta parentes de Georges Mandel - M. Schreiber
Alemanha

Alemanha devolve pintura roubada por nazistas a herdeiros judeus

Obra foi roubada de Georges Mandel, membro da resistência assassinado em 1944

Letícia Yazbek Publicado em 09/01/2019, às 14h31 - Atualizado às 14h39

Na última terça-feira, 8 de janeiro, a ministra da Cultura da Alemanha, Monika Grütters, devolveu oficialmente a pintura Portrait of a Seated Young Woman (“Retrato de uma Jovem Mulher Sentada”), saqueada pelos nazistas, a seus legítimos herdeiros. A cerimônia aconteceu no Museu Gropius Bau, em Berlim.

O retrato de uma mulher sentada, feito pelo pintor francês do século 19 Thomas Couture, foi roubado do político e jornalista Georges Mandel pelos nazistas, durante a Segunda Guerra Mundial. Membro da Resistência Francesa à ocupação nazista, Mandel foi preso em 1940 e executado quatro anos depois.

Até agora, a obra fazia parte da enorme coleção do alemão Cornelius Gurlitt, que herdou 1 566 obras de seu pai, um antigo comerciante de arte do regime nazista. O Retrato de uma Jovem Mulher Sentada é a sexta pintura da coleção de Gurlitt a ser identificada como tendo sido roubada pelos nazistas, e a quinta a ser devolvida a seus legítimos donos.

Durante a cerimônia, Grütters enfatizou que o governo alemão está comprometido com as pesquisas, identificações e devoluções de obras saqueadas. “Este caso novamente nos lembra que nunca devemos parar nosso trabalho sincero na investigação do saque de arte pelos nazistas, pelo qual a Alemanha é responsável”.

França Segunda Guerra Mundial Nazismo Alemanha Idade Contemporânea judeus História guerra pintura obra roubo Monika Grütters herdeiros Georges Mandel Thomas Couture

Leia também

Após 115 anos, navio que desapareceu com 14 tripulantes é identificado nos EUA


Pesquisadores recriam em 3D rosto de mulher neandertal de 75 mil anos atrás


Maldição por trás da abertura da tumba de Tutancâmon é desvendada


Pesquisadores relacionam descobertas na Cidade de Davi a evento bíblico


Madeleine McCann: mensagem deixada por amigo de suspeito mudou rumo das investigações


Vila de Joseph Goebbels, ministro de Hitler, pode ser doada; entenda!