A tabela periódica moderna - Getty Images
Química

Nos 150 anos da tabela periódica, mais antiga tabela conhecida é encontrada na Europa

A tabela tem cerca de 135 anos e é a mais antiga que existe em toda a Europa

Alana Sousa Publicado em 01/03/2019, às 09h30

O ano de 2019 foi definido pelas Nações Unidas como o ano internacional da tabela periódica, é também o aniversário de 150 anos da criação da tabela por Dmitri Mendeleev (em 1869), e agora, para completar a celebração da química, foi encontrada em uma universidade britânica a mais antiga tabela periódica do mundo.

Durante uma limpeza no departamento de química da Universidade de St. Andrews, no Reino Unido, Dr. Alan Aitken encontrou a tabela, que logo recebeu um tratamento de conservação completo, que incluiu escovar para remover sujeira e detritos de superfície solta e separar o gráfico de seu suporte de linho pesado.

A tabela encontrada na universidade britânia  Reprodução

Eric Scerri, professor e especialista em história da tabela periódica da Universidade da Califórnia, Los Angeles, datou o objeto entre 1879 e 1886 – com base nos elementos representados. Estabelecendo assim que o gráfico de elementos tem cerca de 135 anos.

A tabela é escrita em alemão, e uma inscrição no canto inferior esquerdo identifica uma publicação científica que operou em Viena entre 1875 e 1888. Outra inscrição identifica o litógrafo do gráfico, que morreu em 1890. Estudiosos acreditam então que a tabela pode ter sido feita em 1885. É provável que seja a única sobrevivente deste período em toda a Europa. 

O professor e diretor da universidade, David O'Hagan, conta em entrevista que: “A mesma estará disponível para pesquisa e exibição em a Universidade e temos uma série de eventos planejados em 2019”.

Idade Moderna Reino Unido descoberta historia tabela periódica química

Leia também

Pesquisadores recriam em 3D rosto de mulher neandertal de 75 mil anos atrás


Pesquisadores relacionam descobertas na Cidade de Davi a evento bíblico


Após 115 anos, navio que desapareceu com 14 tripulantes é identificado nos EUA


Zoológico da China pinta cães para simular pandas e revolta visitantes


Cresce a cada ano a "porta de entrada para o submundo" na Sibéria


Alexandre Nardoni consegue progressão para o regime aberto e será solto