O fóssil de borracha vegetal foi encontrado junto a folhas fossilizadas - Universidade de Portsmouth
Brasil

Primeiro fóssil de borracha vegetal do mundo, de 110 milhões de anos, é encontrado no Brasil

O material foi encontrado no Nordeste do Brasil por uma equipe de estudiosos da Universidade de Portsmouth, da Inglaterra

Wallacy Ferrari Publicado em 26/02/2020, às 09h00

Um tesouro da natureza foi encontrado por pesquisadores da Universidade de Portsmouth, do Reino Unido, durante uma análise ambiental no Nordeste brasileiro. Enquanto realizavam uma coleta de folhas fossilizadas da planta Welwitschiophyllum, na bacia do rio Araripe, no Ceará, a equipe encontrou tiras de borracha vegetal fossilizadas.

Este, é o primeiro fóssil de borracha vegetal já registrado de acordo com a Universidade. O achado é extremamente raro, visto que, sem uma cobertura resinada, proveniente da fossilização natural com âmbar, é extremamente difícil que o material sobreviva a esse processo por tanto tempo, podendo dissolver na água.

Membro do Departamento de Paleontologia da Universidade de Viena, na Áustria, a doutoranda Emily Roberts descobriu o vegetal durante um estudo sobre a relação da folha Welwitschiophyllum com a africana Welwitschia, mas interrompeu a análise com a surpreendente descoberta da borracha movediça e grudenta.

“Não podemos fazer suposições, quando analisamos a borracha tínhamos certeza que estávamos confirmando algo que pensávamos que era impossível”, afirmou Roberts em um comunicado. O material foi coletado para análise de sua reação vegetal química e principalmente, para avaliar como se manteve por tanto tempo com resquícios de água.

Brasil Inglaterra fóssil química Borracha vegetal

Leia também

Após governadora sugerir matar cachorro de Biden, Casa Branca se pronuncia: ‘Absurdo’


Cresce a cada ano a "porta de entrada para o submundo" na Sibéria


Meghan e Harry comemoram aniversário de príncipe Archie com festa íntima


Pesquisadores recriam em 3D rosto de mulher neandertal de 75 mil anos atrás


Pesquisadores relacionam descobertas na Cidade de Davi a evento bíblico


Após 115 anos, navio que desapareceu com 14 tripulantes é identificado nos EUA