Torreta de artilharia no convés do Hiei - Vulcan Inc.
Segunda Guerra

Primeiro encouraçado japonês naufragado durante a Segunda Guerra é encontrado

O encouraçado Hiei foi atingido em 1942, durante a Batalha de Guadalcanal, e estava desde então perdido nas águas das Ilhas Salomão

Letícia Yazbek Publicado em 08/02/2019, às 16h00 - Atualizado em 09/02/2019, às 11h52

Pesquisadores confirmaram que um navio naufragado, descoberto nas profundezas das Ilhas Salomão no ano passado, é o navio da Marinha Imperial Japonesa Hiei, o primeiro encouraçado japonês perdido durante a Segunda Guerra Mundial. Encouraçados consitiam nos maiores navios de guerra de todos os tempos, o coração da frota, até serem superados pelos porta-aviões na própria Segunda Guerra.  

O encouraçado foi encontrado a 985 metros de profundidade, a noroeste da Ilha Savo, pela organização Vulcan, criada por Paul Allen, co-fundador da Microsoft, falecido em outubro passado.

Em janeiro, a equipe utilizou embarcações submarinas controladas remotamente para explorar o navio. As imagens mostraram as enormes hélices e o leme do antigo navio, além dos canos dos canhões antiaéreos. Elas também revelaram uma grande quebra no casco.

O encouraçado japonês Hiei Reprodução

Projetado por George Thurston, renomado arquiteto naval britânico, o Hiei foi construído em 1911. Foi utilizado na China, durante a Primeira Guerra Mundial, antes de ser desativado. Em 1937, foi preparado para a Segunda Guerra, sofrendo grandes modificações.

Em 7 de dezembro de 1941, participou do ataque à base de Pearl Habor, que destruiu 21 navios e 347 aviões americanos. No ano seguinte, um ataque dos aliados, durante a Batalha de Guadalcanal, danificou profundamente o navio e o tornou inutilizável. Até agora, acreditava-se que a tripulação teria abandonado a embarcação antes que ela afundasse.

Segundo Kazushige Todaka, diretor do Museu Marítimo de Kure, em entrevista à emissora japonesa NHK, as imagens indicam que um terço do casco do Hiei está faltando, sugerindo que uma explosão teria sido responsável por afundar o navio. “Esta descoberta mostra a tragédia da guerra e eu acredito que isso também serve para lembrar as pessoas que a guerra é real, não uma história”.


Com informações de NHK Japão

Segunda Guerra Mundial Estados Unidos Primeira Guerra Mundial História descoberta Japão ataque Naufrágio imagens navio explosão Ilhas Salomão Batalha de Guadalcanal japonês encouraçado navio de guerra Ilha Savo

Leia também

Descubra a causa de morte de O.J. Simpson


Casal é condenado a 20 anos por morte de filha que 'derreteu' no sofá


Descoberta: Vestígios de humanos pré-históricos são encontrados em antiga caverna de lava


Na Alemanha, ‘túmulo de zumbi’ de mais de 4 mil anos é descoberto em escavação


Brasileira viraliza ao publicar vídeo abordando sobre 'mau cheiro' de europeus


França recebe pedido para que Mona Lisa seja 'eliminada' do acervo do Louvre