Relógio suíço feito com meteoritos - Divulgação/Guinness World Records
Relógio

Relógio com maior número de pedras espaciais entra para o Livro dos Recordes

Feito com fragmentos de meteoritos, o relógio em questão foi avaliado em mais de 1 milhão de reais

Giovanna Gomes Publicado em 02/10/2023, às 09h49

Um relógio fabricado pela empresa suíça Les Ateliers Louis Moinet conquistou, no dia 31 de julho, um lugar no Livro dos Recordes por comportar o maior número de pedras espaciais em um acessório do tipo. O "Cosmopolis", como foi chamado o relógio em questão, exibe 12 meteoritos, que são fragmentos de pedras espaciais que caíram na Terra.

Segundo informações da revista Galileu, o nome da relojoaria é uma homenagem a Louis Moinet, o suíço creditado como o inventor do cronógrafo. Como destaca a fonte, além de relojoeiro, Moinet era também astrônomo, o que justifica a preferência da empresa por nomes e materiais relacionados ao espaço.

A criação do relógio

De acordo com Jean-Marie Schaller, o CEO e diretor criativo da relojoaria, o primeiro desafio da etapa de criação foi conceber um design que realçasse cada um dos 12 meteoritos, ao mesmo tempo em que mantinha uma estética contemporânea. A solução encontrada foi uma caixa de ouro rosa de 18 quilates, com um diâmetro de 40 milímetros e uma pulseira preta.

A etapa seguinte envolveu um minucioso processo de corte dos meteoritos, cada um apresentando desafios únicos devido às suas fragilidades individuais. Após essa etapa, veio o cuidadoso processo de inserção de cada meteorito no relógio, uma integração que foi meticulosamente realizada pela Les Ateliers Louis Moinet S.A.

A peça recordista tem um preço de 225 mil francos suíços, aproximadamente R$ 1,2 milhão, de acordo com a relojoaria. A empresa planeja preservar o relógio como parte permanente de um museu.

notícias pedras relógio Guinness fragmentos Livro dos Recordes Cosmópolis meteoritos

Leia também

Mulher que vive em McDonald's no Leblon lança campanha de arrecadação online


Após 115 anos, navio que desapareceu com 14 tripulantes é identificado nos EUA


Meghan e Harry comemoram aniversário de príncipe Archie com festa íntima


Cresce a cada ano a "porta de entrada para o submundo" na Sibéria


Após 2.300 anos, banheiro de Alexandre, o Grande, é descoberto na Grécia


Príncipe Harry recebe irmãos de Diana em missa, ignorada pela família real