Momento em que homem destruiu relógio histórico - Divulgação / Presidência da República
Invasão em Brasília

Relógio histórico quebrado durante ataques em Brasília não marcava “13h30”

É falsa a afirmação de que o objeto teria sido quebrado antes da invasão — e que o homem responsável seria um infiltrado

Redação Publicado em 24/01/2023, às 11h01

Ao contrário do que dizem publicações bolsonaristas que circulam nas redes sociais, o relógio histórico de Dom João VI, o qual foi quebrado no dia 8 de janeiro de 2023 durante a invasão terrorista à Praça dos Três Poderes, não marcava 13h30 ou 12h25 quando foi danificado.

Publicações que vêm sendo compartilhadas desde 16 de janeiro dizem que o homem que aparece nas filmagens divulgadas pela Presidência da República seria um “infiltrado da esquerda” e que ele teria quebrado o objeto antes mesmo de que os bolsonaristas invadissem o local. A falsa afirmação é baseada no horário marcado pelos ponteiros do relógio em questão.

“A invasão no Capitólio tupiniquim começou as 15:00; o infiltrado disfarçado de bolsonarista quebra um relógio marcando 13:30 e posa em frente a câmera com uma camiseta com a foto do Bolsonaro”, diz uma postagem compartilhada no Twitter. Outras publicações, no entanto, afirmam que a peça marcaria o horário de 12h25.

Afirmação é falsa

Contudo, de acordo com a agência de notícias AFP, tanto a Secretaria de Comunicação Social (Secom) da Presidência da República quanto a Coordenação de Preservação de Bens Históricos e Artísticos confirmaram que o objeto do século XVII não funcionava mais.

“No sistema de gestão dos bens históricos e artísticos da Presidência da República, que foi preenchido em 2017, o estado de conservação do relógio já descrevia-o como um bem sem funcionamento”, disse Fabiana Carvalho de Oliveira, da Coordenação de Preservação de Bens Históricos e Artísticos à AFP Checamos

Além disso, Secom informou à fonte que o relógio de Balthazar Martinot “já não estava em funcionamento há pelo menos 10 anos. Por essa razão, não há como levar em consideração o horário marcado por ele nas imagens internas do Palácio do Planalto no dia 8 de janeiro”.

Na reportagem sobre a invasão exibida pelo Fantástico, da TV Globo, é possível ver dia e horário corretos em que a peça foi arremessada no chão, que foram marcados pelo sistema de segurança: 08-01-2023, às 15h, 33 minutos e 8 segundos.

terroristas Brasília relógio fake Três poderes não funcionava

Leia também

Mulher que vive em McDonald's no Leblon lança campanha de arrecadação online


Após 115 anos, navio que desapareceu com 14 tripulantes é identificado nos EUA


Meghan e Harry comemoram aniversário de príncipe Archie com festa íntima


Cresce a cada ano a "porta de entrada para o submundo" na Sibéria


Após 2.300 anos, banheiro de Alexandre, o Grande, é descoberto na Grécia


Bebê Rena: perseguidora que inspirou série revela sua identidade