Local do sítio Pré-Histórico - Divulgação/Matt Pope
Arqueologia

Sítio arqueológico subaquático revelará informações inéditas sobre a Era do Gelo

Pesquisadores projetam escavações nesse importante lugar em Jersey, que só é acessível na maré baixa, durante quatro horas por dia na primavera

André Nogueira Publicado em 03/02/2020, às 08h00 - Atualizado às 08h57

Arqueólogos europeus estão desenvolvendo uma ambiciosa pesquisa no Mar de Jersey, dependência britânica, para encontrarem mais informações sobre a vida dos homeníneos durante a Era do Gelo. Pesquisadores utilizam uma brecha de quatro horas em que a maré baixa revela sítio de grande potencial, durante a primavera.

Bolsão elevado conhecido como Banco Violeta já revelou ferramentas de pedra e restos animais da época dos neandertais. "O Banco Violeta é uma paisagem incrivelmente bela e cientificamente importante. Sabemos que há um registro da arqueologia neandertal, fauna extinta como mamute e monumentos pré-históricos mais recentes por aí esperando para serem descobertos e documentados", afirmou Matt Pope, líder do projeto, à BBC.

Fortaleza onde ficará a equipe, durante maré baxa / Crédito: University College London

 

Na próxima primavera, a equipe de Pope passará uma semana instalada numa fortaleza do século 18, escavando o local nos curtos períodos diários em que é possível. Com isso, informações de ambiente e ocupação do local há 6.000 anos serão coletadas.

Fortaleza onde ficará a equipe, durante maré alta / Crédito: University College London

 

"Atualmente, temos apenas um pequeno número de artefatos do Banco Violeta, a maioria dos quais foi coletada pelos ilhéus de Jersey com um bom olho para artefatos de pedra. Em termos de condição e tecnologia, eles correspondem aos artefatos paleolíticos médios de outros locais de Jersey. Agora precisamos pesquisar sistematicamente”, divulgou Dr. Pope.

Inglaterra fortaleza arqueologia Era do Gelo escavações neandertais

Leia também

Pesquisadores recriam em 3D rosto de mulher neandertal de 75 mil anos atrás


Pesquisadores relacionam descobertas na Cidade de Davi a evento bíblico


Após 115 anos, navio que desapareceu com 14 tripulantes é identificado nos EUA


Zoológico da China pinta cães para simular pandas e revolta visitantes


Cresce a cada ano a "porta de entrada para o submundo" na Sibéria


Alexandre Nardoni consegue progressão para o regime aberto e será solto