Fotografia mostrando uma das colunas de granito do templo sendo escavadas - Divulgação/ Ministry of Tourism and Antiquities
Arqueologia

Templo de Zeus é encontrado em cidade antiga do Egito

De acordo com os especialistas, o local sagrado teria sido destruído por um terremoto

Ingredi Brunato, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 26/04/2022, às 10h54

No Sinai, uma península egípcia, arqueólogos descobriram um templo dedicado ao culto de Zeus, o deus grego do céu. O achado, que foi reportado pelo Ministério de Turismo e Anrtiguidades na última segunda-feira, 25, ocorreu na antiga cidade de Pelúsio

O local fica próximo da fronteira do Egito, de forma que possui grande importância estratégica: durante conflitos, era frequentemente o ponto de invasão ou de saídas de expedições. Nos tempos de paz, por outro lado, a área se abarrotava de comerciantes. 

Conforme relatado por Mostafa Waziri, conselheiro egípcio de antiguidades, o templo de Zeus teria sido destruído por um terremoto. A informação foi repercutida pelo Greek Reporter. 

As escavações, que estão em seu estágio inicial, revelaram as colunas de granito que flanqueavam a entrada da construção, e ainda blocos de pedra que teriam servido como degraus. 

Fotografia do local das escavações / Crédito: Divulgação/ Ministry of Tourism and Antiquities

 

Pelúsio

A região da antiga Pelúsio, também conhecida hoje como sítio arqueológico de Tell el-Farma, foi habitada durante inúmeras épocas diferentes. Ela foi uma cidade greco-romana que persistiu sendo usada durante o período bizantino, e, mais tarde, voltou a ser populada por cristãos e islâmicos primitivos. 

Uma das características mais marcantes da área é o fato dela ser rodeada por dois braços menores do Nilo. A água do rio, que é conhecido por seus períodos de cheia, faz com que Pelúsio tenha um terreno de aspecto pantanoso. 

Egito notícias arqueologia Mostafa Waziri templo de zeus Nilo Pelúsio

Leia também

Rio Grande do Sul: 104 crianças seguem separadas de suas famílias em Canoas


A sombria história da mansão amaldiçoada de US$2,4 milhões em Los Angeles


Rei Charles teria sido impedido de entregar presente a neto


Cresce a cada ano a "porta de entrada para o submundo" na Sibéria


Meghan e Harry comemoram aniversário de príncipe Archie com festa íntima


Após 2.300 anos, banheiro de Alexandre, o Grande, é descoberto na Grécia