Tiago Faria rasgando as notas da apuração em 2012 - Divulgação
Personagem

Quando um homem rasgou as notas durante uma apuração de Carnaval

Em 2012, Tiago Faria invadiu a área onde ficavam os jurados do desfile das escolas de São Paulo e provocou uma enorme confusão

Giovanna Gomes, sob supervisão de Pamela Malva Publicado em 15/02/2021, às 16h00 - Atualizado em 01/03/2022, às 09h00

A apuração dos desfiles das escolas de samba de São Paulo, ocorrida no dia 21 de fevereiro de 2012, foi palco de uma enorme confusão. Durante o evento, integrantes das escolas, inconformados com os resultados, danificaram lixeiras e grades do Anhembi, gerando um prejuízo de 10 mil reais na época.

Mas o que mais chamou atenção, no entanto, foi que um homem chamado Tiago Faria, membro da Império de Casa Verde, pulou as grades e rasgou as notas dos dois últimos jurados antes que elas pudessem ser lidas e a apuração teve de ser interrompida. Na ocasião, os documentos continham avaliações sobre o quesito comissão de frente.

A confusão

Era terça-feira, quando tradicionalmente ocorrem as apurações dos desfiles das escolas de São Paulo. Aquele dia 21 de fevereiro de 2012, no entanto, entraria para a história do Carnaval como um episódio que não deve se repetir. Enquanto, no interior do sambódromo, as notas eram rasgadas, na área externa a confusão era ainda maior.

Fora do Anhembi, de acordo com o G1, torcedores que se encontravam na avenida danificaram placas, além de incendiarem um carro alegórico da Pérola Negra. No fim, integrantes da Vai-Vai, Camisa Verde e Branco, Pérola Negra, Império de Casa Verde, Tom Maior e Gaviões da Fiel foram denunciados pelo Ministério público por dano ao patrimônio e supressão de documentos.

Dias após o ocorrido, Tiago Faria deu uma entrevista à Rede Globo, na qual afirmou que rasgou as notas como forma de protesto. Mas havia algo que ninguém consegui entender: como alguém que não fazia parte da diretoria da escola de samba conseguiu uma pulseira para participar do evento? 

Em resposta, o homem declarou que a havia comprado do lado de fora do sambódromo por apenas 70 reais. Sua versão, todavia, não convenceu nem à polícia, nem mesmo ao presidente da Liga das Escola de Samba de São Paulo, Paulo Sérgio Ferreira.

“Impossível que algum presidente vendesse uma pulseira em um valor tão simbólico desse", explicou Sérgio. "Porque ele saberia que o problema maior seria de não ter uma pessoa da diretoria na mesa dele, mas uma pessoa desconhecida."

Conclusão do caso

Faria, que havia sido preso, acabou solto alguns dias depois. Meses após a confusão, a Justiça decidiu absolver os outros 12 acusados pelo tumulto. No dia 28 de junho de 2013, Edison Tetsuzo Namba, juiz que tratou do caso, declarou que não houve crime e que os “ânimos se exaltam” em desfiles de escolas de samba — ideia que gerou indignações.


+Saiba mais sobre o Carnaval por meio de grandes obras:

Escolas de samba do Rio de Janeiro, de Sérgio Cabral (2016) - https://amzn.to/2OOFTVM

Desde que o samba é samba, de Paulo Lins (2012) - https://amzn.to/3bAD3NK

Almanaque do carnaval: A história do carnaval, o que ouvir, o que ler, onde curtir, de por André Diniz (2008) - https://amzn.to/2SlWxON

O país do carnaval, de Jorge Amado (2011) - https://amzn.to/2HkXtfP

Carnaval e cultura: Poética e técnica no fazer escola de samba, de Milton Cunha (Autor) (2014) - https://amzn.to/37mMRYk

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp 

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W

História polêmica samba carnaval homem bizarro notas rasgou

Leia também

Relembre a descoberta da estátua de Buda que ‘escondia’ uma múmia


Antes de Hollywood, Clint Eastwood serviu no exército e sobreviveu a pouso forçado


Fayum: Conheça os impressionantes retratos dos antigos egípcios


'I Can Only Imagine': Veja a história real por trás do filme em destaque na Netflix


Relembre as cartas do século 18 encontradas em estátua de Jesus


Titanic II: O que se sabe sobre o novo projeto de bilionário