O filósofo Guilherme de Ockham - Reprodução
Ciência

Navalha de Occam: Entenda a origem do princípio filosófico que prega a simplicidade

Conceito desenvolvido originalmente por Aristóteles é até hoje utilizado na metodologia científica

Letícia Yazbek Publicado em 07/03/2019, às 14h28

O princípio da Navalha de Occam é uma ferramenta da filosofia que aconselha economia, parcimônia e simplicidade, principalmente no que diz respeito às teorias científicas.

Designado pela expressão latina Lex Parsimoniae (Lei da Parcimônia), o princípio é enunciado como entia non sunt multiplicanda praeter necessitatem (as entidades não devem ser multiplicadas além da necessidade). Mas a Navalha de Occam não é uma lei da ciência – não afirma o que é certo e errado sob qualquer hipótese e não defende que a resposta mais complexa deve ser sempre refutada.

Na verdade, a navalha corta hipóteses que costumam ser criadas para complicar ainda mais as teorias, reforçando nossas crenças ou negando nossas contradições. Ela defende que o melhor é partir da hipótese mais simples – ela, quase sempre, será a verdadeira.

O termo “navalha” surgiu do pressuposto de cortar toda hipótese excedente, que não contribui em nada para uma teoria simples e eficaz.

A denominação da Navalha de Occam surgiu por volta de 1850, em alusão a Guilherme de Ockham, filósofo inglês e frade franciscano nascido no vilarejo de Ockham. O pensador desenvolveu o princípio no século 13, mas a ideia não era inédita: ela aparece em escritos de Aristóteles, por volta de 350 a.C..

ciência História Grécia Antiga Aristóteles Guilherme de Ockham metodologia científica Navalha de Occam

Leia também

Veja detalhes do novo fóssil que pode ter superado a cobra Titanoboa


O príncipe Harry ainda conseguiria assumir o trono britânico?


Além de Larry: Relembre outros personagens que morreram em "Os Simpsons"


30 anos sem Senna: O legado do piloto que virou ídolo nacional


Quatro Dias com Ela: Veja a história real por trás do filme


Do kart ao estrelato: As curiosidades sobre a carreira heroica de Ayrton Senna