Os revolucionários do comunismo - Getty Images
Comunismo

Qual a diferença entre socialismo e comunismo?

Embora sejam frequentemente usados como sinônimos, os dois termos representam diferentes fases do que pensava Karl Marx

Redação Publicado em 28/11/2019, às 07h00 - Atualizado em 11/09/2022, às 18h00

Karl Marx e Friedrich Engels publicaram, em 21 de fevereiro de 1848, o Manifesto Comunista, um de seus mais importantes escritos. Com a publicação, o mundo se deparou com novos conceitos que tratavam de uma nova concepção de sociedade elaborada pelos dois teóricos. A partir daí, surgem dúvidas: socialismo e comunismo são a mesma coisa? Se não, qual a diferença entre os dois?

Na verdade, de acordo com a teoria marxista, eles são diferentes. Mesmo que sejam, de maneira frequente, tratados como sinônimos, os termos designam fases diferentes do que Marx analisa para o desenvolvimento de uma sociedade.

O socialismo é, resumindo, uma etapa para chegar ao comunismo. Nessa fase, a sociedade controla tanto a produção quanto a distribuição de bens, e seria, assim, um passo necessário para alcançar um Estado comunista idealizado pelo filósofo.

“O Estado [no socialismo] pode 'definhar' ou desmoronar completamente; em outros, regularia a produção de bens e serviços; em outros, se tornaria completamente democrático”, explica Lawrence Quill, professor de Ciência Política da Universidade Estadual de San Jose, nos Estados Unidos, em entrevista ao The Washington Post.

Crédito: WIkimedia Commons

 

Já o comunismo diz respeito a um novo sistema, que seria capaz de substituir o próprio capitalismo vigente. É um sistema resultante de uma sociedade sem classes, exploração dos trabalhadores e contando com o desaparecimento do próprio Estado.

Como é possível observar, as semelhanças entre os dois são grandes: a negação da propriedade privada aparece em ambas as filosofias econômicas. De acordo com Marx, “a história de toda sociedade até nossos dias é a história das lutas de classe” e a classe trabalhadora, segundo sua análise, inevitavelmente, conquistaria os meios de produção.

Nesse contexto, ainda existe outro termo: a social-democracia. Mais comum que os outros dois, o socialismo democrático se dá como uma “reforma” ao capitalismo já existente. Por meio de intervenções econômicas e sociais, como programas sociais de governo, por exemplo, o Estado poderia intervir para trazer uma melhoria na vida da classe trabalhadora. 


+ Saiba mais sobre o comunismo por meio dos livros a seguir:

1. Manifesto do Partido Comunista, Karl Marx e Friedrich Engels - https://amzn.to/2nOKdK2

2. Marxismo, George Boucher - https://amzn.to/2nNKwF4

3. O Ópio dos Intelectuais, Raymond Aron - https://amzn.to/2n7tce7

4. Como Mudar o Mundo, Eric Hobsbawm - https://amzn.to/2oBYw57

5. Karl Marx, Isaiah Berlin - https://amzn.to/2n3yGqd

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com a BlackFriday e estarão disponíveis até 01/12/2019. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e a revista Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Karl Marx Comunismo Karl Marx História Socialismo marxismo

Leia também

Bebê Rena: Veja 5 diferenças entre a série e a história real


Linha Direta: relembre o familicídio da família Gonçalves, tema de novo episódio


O Caso Asunta: Entenda o final da série da Netlix baseada em um caso real


O Caso Asunta: O que aconteceu com os pais de Asunta Basterra Porto


Além de Larry: Relembre outros personagens que morreram em "Os Simpsons"


O Caso Asunta: Veja a verdadeira história por trás da série da Netflix