Foto de Albert DeSalvo sendo acompanhado por dois policiais - Foto por Federal Bureau of Investigation (FBI) pelo Wikimedia Commons
Crime

Quem é o ‘Estrangulador de Boston’, verdadeiro serial killer que inspirou filme

Albert DeSalvo, mais conhecido como 'Estrangulador de Boston', foi preso em 1967 pela morte de quatro mulheres; no entanto, pode ter vitimado 13 no total

Éric Moreira, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 04/02/2023, às 19h00

Quando se assiste um filme ou série de terror, um pequeno comentário em seus materiais de divulgação pode mudar completamente a percepção do que é exibido: "inspirado em fatos reais". E, entre as produções com essa marca, estreia em 17 de março no Brasil, exclusivamente no Star+, 'O Estrangulador de Boston'.

Escrita e dirigida por Matt Ruskin ('Crown Heights') e estrelado por Keira Knightley ('Orgulho e Preconceito') e Carrie Coon ('Garota Exemplar'), a produção conta a história de duas repórteres que lutaram contra o sexismo da década de 1960 para escrever uma reportagem sobre “o estrangulador de Boston”, o serial killer mais famoso da cidade na época.

Visto isso, confira a seguir quem foi Albert DeSalvo, assassino em série responsável pela morte de pelo menos quatro mulheres na década de 1960:

Albert DeSalvo, o 'estrangulador de Boston', acompanhado por dois policiais / Crédito: Foto por Federal Bureau of Investigation (FBI) pelo Wikimedia Commons

 

O estrangulador 

Era janeiro de 1967 quando um homem chamado Albert Henry DeSalvo, foi condenado à prisão perpétua pelo assassinato quatro mulheres na capital do estado norte-americano de Massachusetts. E a alcunha de 'estrangulador de Boston' não é à toa: todas as vítimas foram mortas asfixiadas e encontradas apenas com meias e roupa íntima.

No entanto, durante o julgamento a história se tornou ainda mais sombria: enquanto acreditavam que o caso se tratava da morte de quatro mulheres, DeSalvo assumiu responsabilidade por 13, no total, realizados entre junho de 1962 e janeiro de 1964.

Apesar de ter assumido, porém, não foram encontradas provas que o associassem aos demais assassinatos, então ele não foi condenado por todos esses — mas, a esse ponto, ele já era conhecido por todos os Estados Unidos como 'o estrangulador de Boston'.

Albert DeSalvo, 'o estrangulador de Boston' / Crédito: Getty Images

 

Fuga e destino final

Tal como um personagem de uma história de terror, a prisão perpétua não foi a última parada de Albert DeSalvo. Pouco após sua detenção, em fevereiro daquele mesmo ano, ele conseguiu fugir do Bridgewater State Hospital, onde recebia tratamento psiquiátrico, junto a outros réus, e novamente um grande clima de tensão se propagou pelo país.

Ele foi encontrado e voltou a ser preso apenas alguns dias depois, a cerca de 70 quilômetros de onde estava internado, de acordo com o A&E. Após isso, então, o criminoso foi transferido para uma penitenciária de segurança máxima em Walpole, Massachusetts, onde viria ser sua última morada.

Já era esperado que, devido sua pena de prisão perpétua, o homem vivesse na penitenciária até seus últimos dias. Porém, para surpresa geral, sua morte foi precoce: aos 42 anos, no dia 25 de novembro de 1973, DeSalvo foi encontrado morto em sua cela, caído no chão e com várias facadas na região torácica — mesmo com o pedido de seu advogado para que ele ficasse em uma cela isolada nos primeiros meses de sua condenação, para evitar que fosse agredido por outros presos.

Fotografia de Albert DeSalvo / Crédito: Getty Images

 

Análises póstumas

Apesar de ter falecido em 1973, investigações em torno de DeSalvo não foram encerradas. Em 2001, as famílias do serial killer e de Mary Sullivan, uma das vítimas, solicitaram a exumação de ambos os cadáveres para a realização de um teste de DNA, para definir se realmente ele fora o autor do assassinato, sendo esta uma possibilidade não possível anteriormente pelo fato de que tal tecnologia ainda não existia.

A partir do exame, porém, não foi possível encontrar qualquer vestígio de que DeSalvo assassinou Sullivan no corpo da mulher. Foi só em 2013 que o crime pôde ser comprovado, depois que amostras de sêmen encontradas na cena do crime bateram com o DNA do assassino.

Estados Unidos Mundo História serial killer matérias crime real O Estrangulador de Boston Albert DeSalvo

Leia também

Bebê Rena: Veja 5 diferenças entre a série e a história real


O Caso Asunta: O que aconteceu com os pais de Asunta Basterra Porto


Linha Direta: relembre o familicídio da família Gonçalves, tema de novo episódio


O Caso Asunta: Entenda o final da série da Netlix baseada em um caso real


Além de Larry: Relembre outros personagens que morreram em "Os Simpsons"


O Caso Asunta: Veja a verdadeira história por trás da série da Netflix