Pôster soviético de 1947 mostrando Lenin, líder da Revolução Russa - Getty Images
URSS

Revolução Russa: todo o poder aos Bolcheviques

No dia 7 de novembro de 1917, Lenin e seus companheiros fizeram a primeira revolução marxista do século 20

Joseane Pereira e Isabel Butcher Publicado em 07/11/2019, às 08h00

No ano de 1917, a Rússia fervia. Em fevereiro, forças políticas de oposição retiraram o czar Nicolau II do poder, colocando toda a família Romanov para fora de cena e instaurando um sistema liberal-burguês. O país agora estava nas mãos do Governo Provisório, liderado pelo primeiro-ministro Alexander Kerensky.

O Governo ameaçou mudar a capital de Petrogrado para Moscou, sob o pretexto de escapar das tropas alemãs da Primeira Guerra, que se aproximam cada vez mais. Para os marxistas que controlavam a cidade, essa medida seria catastrófica – o que levou à criação do Centro Militar Revolucionário pelo soviete local.

Tratava-se de uma força armada, bem organizada e disciplinada, com o objetivo de levar a cabo a revolução. O sonho de Lenin era dos mais ousados, exigindo absoluta disciplina: ele planejava criar o primeiro Estado socialista do mundo, sem exploradores nem explorados.

A REVOLUÇÃO

Em novembro, o céu de Petrogrado continuava cinzento e com cara de chuva. Mas logo os bolcheviques iriam colorir a atmosfera com fortes tons de vermelho. Eles haviam crescido bastante nos últimos dias, controlando os sovietes mais importantes do país. Agora, não tinha mais jeito: sob o lema Todo o Poder aos Sovietes, um governo operário-socialista estava prestes a ser instaurado.

Organização da Revolução de Outubro / Crédito: Getty Images

 

“A Revolução de Outubro produziu de longe o mais formidável movimento revolucionário organizado na história moderna”, afirmou o historiador Eric Hobsbawm em seu livro A Era dos Extremos. Na madrugada do dia 25 de outubro, ou 7 de novembro segundo o calendário Gregoriano, os bolcheviques cercaram Petrogrado.

A central elétrica, a agência telegráfica, os Correios e o banco do Estado foram tomados por guardas vermelhos. O Exército Vermelho de Trotsky e os comunistas comandados por Lenin tomaram a capital. Muitos foram presos, mas Kerensky conseguiu escapar.

Com o sucesso do levante bolchevique, um novo governo foi formado, presidido por Vladimir Lenin e o Conselho dos Comissários do Povo. E as notícias sobre a grande revolução, que daria origem à URSS, logo se espalharam entre as muitas etnias que formavam a Rússia. Um dos principais resultados dessa Revolução, também, foi o início de uma grande Guerra Civil.


Saiba mais sobre a Revolução Russa pelas obras abaixo:

Outubro. História da Revolução Russa, China Miéville

Link - https://amzn.to/2ComS64

História concisa da Revolução Russa, Richard Pipes

Link - https://amzn.to/2NqoEdi

Era dos extremos, Eric Hobsbawm

Link - https://amzn.to/2Co9b6W

História da Guerra Civil Russa: 1917 - 1922, Jean-Jacques Marie

Link - https://amzn.to/2PVdP4p

A revolução russa, Sheila Fitzpatrick

Link - https://amzn.to/2JWbiDq

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e a revista Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Revolução Russa Vladimir Lenin Sovietes governo provisório

Leia também

'Luta dos trabalhadores': Conheça a origem do Dia do Trabalho


Adeus, Ayrton: Os detalhes emocionantes da morte de Senna


Bebê Rena: Veja 5 diferenças entre a série e a história real


Bebê Rena: Suposta perseguidora da vida real critica série: 'Eu sou a vítima'


O Caso Asunta: Veja a verdadeira história por trás da série da Netflix


Herói das pistas: Como foi a primeira vitória de Ayrton Senna no Brasil?