Brasil durante o regime militar - Wikimedia Commons
Brasil

Antes do golpe de 64, o Brasil seria uma potência comunista?

Obra 1964: O Elo Perdido. O Brasil nos Arquivos do Serviço Secreto Comunista, de Mauro Kraenski e Vladimir Petrilak revela as ameaças comunistas no país

Victória Gearini Publicado em 28/11/2019, às 22h00

A obra 1964: O Elo Perdido. O Brasil nos Arquivos do Serviço Secreto Comunista, de Mauro Kraenski e Vladimir Petrilak, propõe uma nova perspectiva das décadas de 50 e 60 no Brasil, a partir de documentos secretos do antigo bloco soviético.

Após a Revolução de Veludo de 1989, a República Tcheca passou a guardar um grande acervo documental com o propósito de preservar a memória histórica do país, que por mais de 40 anos sofreu com a repressão do governo totalitário comunista.

Passeata dos Cem Mil / Crédito: Wikimedia Commons

 

O Instituto para o Estudo de Regimes Totalitários reuniu esses documentos soviéticos e confirmou que houve influência da URSS em outros países livres. Dentre as informações descobertas pelo instituto, há relatórios de agentes secretos, planos de operações e recibos de pagamentos de colaboradores brasileiros.

Os países que se opuseram ao comunismo foram duramente repreendidos pelo exército vermelho. A pesquisa revelou, ainda, que houve atuação ilegal de países comunistas no Brasil e a infiltração deles nos gabinetes presidenciais dos três últimos governos, que antecederam o golpe de 64.

Palácio do Planalto durante o regime militar / Crédito: Wikimedia Commons

 

Lançada pela Editora Vide, em 2016, esta obra reúne uma coleção de documentos inéditos e importantes para a historiografia brasileira. O objetivo dos escritores Mauro Kraenski e Vladimir Petrilak é denunciar as possíveis ameaças que nações democráticas estão sujeitas a enfrentar.

Todos os documentos publicados na obra foram traduzidos literalmente e estão escritos na íntegra. Segundo os autores, a intenção não é expor nem julgar os personagens citados na narrativa, mas sim denunciar as mentiras que foram contadas pelos regimes totalitários comunistas.  


+Saiba mais sobre esta e outras obras com até 80% de oferta:

1.1964. O Elo Perdido. O Brasil nos Arquivos do Serviço Secreto Comunista, de Mauro Kraenski e Vladimir Petrilak (2016) - https://amzn.to/37QtKYv

2. A Segunda Guerra Mundial: Os 2.174 dias que mudaram o mundo, de Martin Gilbert (2014) - https://amzn.to/34sV0db

3. Armas, germes e aço, de Jared Diamond (2017) - https://amzn.to/35Hqywb

4. Casa-Grande & Senzala, de Gilberto Freyre (2016) - https://amzn.to/33zDRgY

5. Como funciona o fascismo: A política do “nós” e “eles”, de Jason Stanley (2018) - https://amzn.to/2QWrPeN

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com a BlackFriday e estarão disponíveis até 01/12/2019. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e a revista Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Brasil Comunismo História livro obra Amazon Black Friday Arquivo oferta desconto

Leia também

Mais vendidos: 8 livros que estão fazendo sucesso na Amazon


Empoderamento feminino: 15 histórias para transformar sua vida


Literatura: As 6 melhores obras de Fiódor Dostoiévski


10 livros de romance e ficção que se passam em período de guerra


Literatura contemporânea: 11 livros de autores nacionais para você ter na estante


Música nacional: confira 7 discos que estão fazendo sucesso na Amazon