Vaticano - Getty Images
Religião

De Jesus a Bento XVI: o controverso discurso da Igreja Católica sobre a sexualidade

Em Eunucos pelo Reino de Deus, a teóloga alemã Uta Ranke-Heinemann explica como a igreja censura o prazer sexual e constrói pensamentos misóginos e homofóbicos

Victória Gearini Publicado em 24/12/2019, às 20h00

Em civilizações antigas, era comum castrar os homens - ou seja, remover o pênis. Os eunucos, como ficaram conhecidos, possuíam funções específicas em cada civilização. A autora alemã Uta Ranke-Heinemann é especialista no assunto e relançou sua obra no Brasil, Eunucos pelo Reino de Deus. Em uma versão mais atualizada e com maiores informações, a escritora busca relacionar as práticas com a Igreja Católica.

A escritora alemã Uta Ranke-Heinemann foi a primeira mulher a receber seu doutorado em Teologia Católica, em 1954, e em 1969 tornou-se a primeira professora universitária de Teologia Católica do mundo. Ganhou notoriedade na década de 70 como teóloga e crítica da Igreja. Além disso, desenvolveu projetos no campo da política de desenvolvimento e de ajuda humanitária.

Publicado originalmente no Brasil, em 1996, a obra Eunucos pelo Reino de Deus foi relançada este ano pela Editora Rosa dos Tempos. Editado por Rose Marie Muraro, o livro amplia a análise de Uta Ranke-Heinemann até o papado de Joseph Ratzinger, mais conhecido como Bento XVI — seu colega na universidade. Este trabalho histórico-crítico investiga o discurso da Igreja Católica, em que censura o prazer sexual e constrói pensamentos misóginos e homofóbicos.

Papa Bento XVI / Crédito: Getty Images

 

“Pela primeira vez em dois mil anos de Igreja Católica, uma mulher ousa dar nome ao ‘problema que não tem nome’: a sexualidade. Este livro é uma contribuição incalculável à história da sexualidade humana”, disse Rose Marie Muraro.

 A teóloga Uta Ranke-Heinemann incluiu ainda a análise do Papa Bento XVI, que recebeu o título de “Minha Grande Decepção”. Segundo a autora, vincular o prazer sexual ao conceito de pecado trouxe inúmeros problemas para a sociedade e para os direitos civis, principalmente das mulheres.

“A propósito, o sangue masculino é de uma natureza totalmente diversa à do infeccioso sangue feminino. O sangue masculino nunca é considerado venenoso. E o sangue de Jesus tem para os cristãos o significado oposto ao de veneno: é a causa da redenção da humanidade”, trecho retirado da obra Eunucos pelo Reino de Deus.

Representação de Jesus Cristo / Crédito: Getty Images

 

Por meio de sua extensa bibliografia, Uta Ranke-Heinemann explica como o Cristianismo se transformou em uma doutrina que faz as pessoas acreditarem serem impuras e merecedoras de condenação. Este pensamento cristão tem origens na Antiguidade, mas de formas diferentes.

Ao longo da obra, a autora explica como a censura do prazer sexual se apropriou do corpo feminino, e como a Igreja define o que é ou não aceito, como por exemplo, o tabu por trás do sangue menstrual.

“Os cristãos católicos e os protestantes, divergentes em tantos pontos, são inexoráveis irmãos de sangue quando o assunto é o sangue de Cristo visto como redentor. E por conta disso, há dois mil anos os cristãos bebem o sangue de Cristo na Eucaristia e na comunhão”, trecho escrito por Uta Ranke-Heinemann.

A escritora revela ainda como os dogmas criados pela a igreja ainda hoje interferem na opinião pública, como por exemplo, em métodos contraceptivos, virgindade, aborto, homossexualidade, divórcio e casamento entre pessoas divorciadas.

“Nenhum outro livro sobre a herança moral católica releva tantas declarações maldosas sobre as mulheres — de Padres da Igreja Primitiva, santos e moralistas medievais a papas recentes”, publicou The New York Times.

Esta obra é um extenso arquivo histórico, que de acordo com a autora, tem o objetivo de expor a misoginia e homofobia católica que até os dias de hoje predominam na sociedade.


+Saiba mais sobre esta e outras obras de Uta Ranke-Heinemann: 

1. Eunucos pelo reino de Deus: Igreja católica e sexualidade – de Jesus a Bento XVI, de Uta Ranke-Heinemann (2019) - https://amzn.to/3635Xms

2. Eunucos pelo reino de Deus, de Uta Ranke-Heinemann (1996) - https://amzn.to/34ORQjA

3. Eunuchs for the Kingdom of Heaven: Mulheres, Sexualidade e a igreja católica, de Uta Ranke-Heinemann (1990) - https://amzn.to/2Qd3Q91

4. Was vorhaben muß man: Aphorismen (Edição Germânica), de Uta Ranke-Heinemann (2012) - https://amzn.to/2ZmVAaH

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e a revista Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Civilizações Antiguidade Europa História China Roma Grécia livro Pênis Deus Jesus obra homem Reino Amazon Eunucos

Leia também

Leitura: 8 livros disponíveis com desconto na Amazon que podem te interessar


Se arrepie com 7 livros de crimes e mistérios que você precisa adicionar em sua coleção


Mitologia: 8 livros para adentrar em histórias fascinantes


Conheça os 4 modelos de Kindle que vão melhorar sua leitura


Confira 6 sugestões de livros em oferta que com certeza vão te interessar


Conheça 7 livros sobre o homem que incentivou a Segunda Guerra Mundial