Retrato de Ota Benga - Wikimedia Commons
Personagem

Ota Benga: o jovem negro que foi exposto em zoológico dos EUA

Sob humilhações e torturas, Benga atraia inúmeros visitantes por dia durante o século 20

Victória Gearini Publicado em 07/06/2020, às 09h00

Um dos piores casos de racismo da História aconteceu durante o século 20, nos Estados Unidos: em 1906, um zoológico localizado em Nova York exibiu o jovem africano Ota Benga em uma jaula.

Nascido em 1883, Ota era membro do povo Mbuti, que vivia nas florestas próximas ao rio Kasai, no antigo Estado Livre do Congo. Uma das características mais marcantes desses povos eram suas baixas estaturas (motivo pelo qual também sofriam bastante preconceito). 

Antes de ir para os EUA, o jovem já havia sobrevivido a dois massacres cometidos por forças belgas, sendo mantido como escravo. Aos 23 anos, já havia perdido duas esposas, uma foi assassinada e a outra morreu após ser picada por uma cobra.

Em 1904, Ota foi vendido por traficantes para o missionário Samuel Phillips Verner, que tinha o objetivo de fazer uma exposição nos Estados Unidos com pessoas consideradas "exóticas" pelos norte americanos.

Assim, junto com mais oito jovens africanos, foi exposto em uma mostra chamada "Os Homens Selvagens Permanentes do Mundo", na Feira de St. Louis. 

Já em 1906, Verner levou Ota para Nova York, onde entrou em contato com o diretor do Zoológico do Bronx, William Temple Hornaday. Frequentemente o rapaz era colocado em uma jaula com macacos e apresentado como se fosse canibal.

Entre as inúmeras humilhações, era obrigado a interagir com orangotangos para reforçar a ideia de ser selvagem e mostrar seus dentes aos visitantes, já que em sua cutura era comum afiá-los.

Benga em imagem rara / Crédito: Divulgação

 

Em sua jaula, junto com seus dados pessoais, havia o seguinte aviso: "exibido todas as tardes durante setembro". A exploração atraiu, no total, mais de 40 mil visitantes por dia ao zoológico.

No mesmo ano, em 1906, um grupo de pastores negros passou a protestar contra a exposição do jovem e, após 20 dias, Ota foi libertado. Logo em seguida, foi encaminhado para um orfanato e depois foi para um seminário teológico.

Mais tarde, graças ao emprego que conseguiu em uma fábrica de tabaco, em Lynchburg, começou a planejar sua volta para a África. No entanto, sofrendo com a depressão, se suicidou em 1916, aos 32 anos. 


++Saiba mais sobre Ota Benga e racismo através de obras disponíveis na Amazon

Spectacle: The Astonishing Life of Ota Benga, de Pamela Newkirk (2015) - https://amzn.to/2ptXMzH

Ota Benga under My Mother's Roof, de Carrie Allen McCray (2012) - https://amzn.to/2OhMQxm

Ota Benga, de Elvis Alves - https://amzn.to/2Xqx2fU

Racismo Estrutural, de Silvio Almeida (2019) - https://amzn.to/2OBJZ2P

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp 

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W

Estados Unidos História racismo Congo escravo tráfico Zoológico Samuel Phillips Verner Ota Benga

Leia também

Conheça 8 obras para os interessados em Psicologia


“Cavaleiros do Zodíaco”: confira 8 volumes para sua coleção


Prime Video: 6 excelentes produções para quem ama História


5 trilhas sonoras de grandes produções para sua coleção de vinil


Leitura: 6 excelentes obras disponíveis em oferta por bons preços na Amazon


Confira curiosidades sobre Júlio Verne e suas viagens literárias