5 curiosidades
sobre 

a Praga de São Vito


Conhecido como a Epidemia da dança ou apenas dançonomia, fenômeno acometeu diversas pessoas entre os séculos 14 e 18 — sendo que algumas morreram de tanto dançar.


Casos registrados 


Embora a ocorrência mais famosa seja a que aconteceu em Estrasburgo, na França, em 1518, onde a epidemia acometeu mais de 400 pessoas, segundo aponta matéria da SuperInteressante, há registros mais antigos da dançonomia. 


As possíveis causas 


Após o início da Epidemia em Estrasburgo, muitos acreditavam que a dança coletiva poderia ser causada por condições astrológicas ou por interferência sobrenatural.


O tratamento 


Um dos tratamentos testados foi o mais óbvio possível: fazer com que elas dançassem até recuperarem o total controles de seus corpos.  Para isso, salões e bares foram abertos para as vítimas; mas não deu certo.


O responsável pela praga 


As autoridades decidiram que a epidemia não era uma doença natural, mas uma maldição divina. Relacionando os casos com São Vito, protetor dos animais e dos epiléticos. 


O que os estudiosos contemporâneos dizem disso?


O historiador John Waller tem uma versão para esses acontecimentos. Foi uma espécie de união inconsciente, o que podemos chamar de histeria coletiva: "A praga de dança foi uma expressão patológica de desespero e medo religioso".


TEXTO:  Fabio Previdelli
 revisão:  alana sousa
Edição:  JOÃO PEDRO ROMANELLI
fotos: Wikimedia Commons