5 ensinamentos
da primeira enfermeira 

da História


Nascida em 1820, a britânica Florence Nightingale não só revolucionou a enfermagem como desenvolveu técnicas que, ainda hoje, ajudam a salvar a vida de milhares de pessoas


As mãos 


Em seu livro ‘Notas sobre enfermagem’, de 1860, ela escreveu que: "toda enfermeira deve ter o cuidado de lavar as mãos com muita frequência durante o dia. Se o rosto dela também, tanto melhor”.


Esterilização médica 


Durante a Guerra da Criméia, Florence também alertou para a necessidade de esterilizar itens médicos e outras partes dos hospitais. 


Ambiente limpo 


Assim como muitos especialistas em saúde pública da sua idade, Nightingale considerava o lar um local crucial para intervenções de prevenções de doenças.


Pacientes doentes 


Além dos cuidados técnicos, Florence Nightingale  entendia que era importante tratar os pacientes de uma maneira mais positivista, sempre os mantendo ocupados e operantes.


Estatísticas 


A enfermeira e seus famosos diagramas de estatísticas, mostravam, por exemplo, a alta proporção de mortes causadas por determinadas doenças em oposição as mortes por feridas de batalha. 


TEXTo:  Fabio Previdelli
 revisão:  Alana Sousa 
Edição:  JOÃO PEDRO ROMANELLI
fotos:  Wikimedia Commons