5 fatos que você
precisa saber 

sobre 101 Dálmatas


O clássico da década de 1960 conta com segredos que nem todos sabem, desde a inspiração para os personagens até participações especiais que passaram despercebidas


Um sucesso inegável 


Consagrado como uma das melhores animações da Disney, no ano de 1961, quando estreou, o filme foi o de maior bilheteria nos Estados Unidos, arrecadando 102 milhões de dólares.


O filme foi baseado em um romance


101 Dálmatas foi adaptado do romance infantil da inglesa Dodie Smith, lançado em 1956. A trama segue o sequestro de dezenas de filhotes de dálmatas do casal Pongo e Missis; a adaptação é fiel ao livro.


Cruella, uma vilã moderna


Um dos principais e mais importantes animadores da Disney, Marc Davis, queria trazer uma vilã diferente para o público. Para alimentar o mistério, Marc jamais revelou quem havia sido sua fonte de inspiração.


Pongo é baseado em um cachorro de verdade


Em 1934, Dodie Smith tinha ganhado de presente de seu marido um filhote de dálmata, o qual ela nomeou de Pongo. O amor era tamanho que a romancista decidiu fazer de seu cachorro o protagonista de sua obra.


Participações especiais 


No minuto 35 de 101 Dálmatas, vemos dois personagens já conhecidos do público, trata-se da Dama e o Vagabundo. Enquanto o cachorro está em cima de um caminhão, a cadela se encontra na rua, em uma cena bastante visível.


TEXTO:  Alana Sousa
 revisão:  alana sousa
Edição:  JOÃO PEDRO ROMANELLI
fotos:  Divulgação/Disney