5 filmes de
Stanley Kubrick 

sobre guerras


O diretor americano já abordou vários conflitos na telona, incluindo clássicos sobre a Primeira Guerra, a Guerra Fria e a do Vietnã.


Nascido Para
Matar (1987)


É considerado por muitos críticos o melhor filme de guerra de todos os tempos, embora a concorrência seja muito forte. É, também, um dos maiores clássicos do diretor. O assunto é a Guerra do Vietnã e seus horrores.


Fear and Desire (1953)


A guerra é fictícia, travada num país desconhecido. Quatro soldados sobrevivem à queda de seu avião, mas caem atrás das linhas inimigas. Para produzir este filme, o jovem Kubrick gastou 33 mil dólares.


Glória Feita de Sangue (1957)


Durante a Primeira Guerra Mundial, o coronel Dax envia seus soldados para uma missão suicida, fadada ao insucesso. O filme foi proibido por décadas em países por mostrar interesses políticos por trás de uma guerra.


Spartacus (1960)


Um dos grandes épicos da história do cinema, conta a epopeia de um escravo trácio treinado para lutar na arena. Forte e rebelde, ele liberta e comanda outros escravos contra os romanos.


Dr. Fantástico (1964)


O subtítulo dá uma ideia do que acontece na tela: “Dr. Fantástico: ou como aprendi a não me preocupar com a bomba e aprendi a amá-la”. O assunto é a Guerra Fria.


TEXTO:  Beto Gomes
 revisão:  alana sousa
Edição:  JOÃO PEDRO ROMANELLI
fotos: Divulgação