5 homens
importantes 

da História do Brasil


A AH entrevistou vários especialistas e pediu a opinião para decidir: quem são os homens brasileiros mais relevantes da História?


Getúlio Vargas — Herança onipresente


Getúlio Vargas foi um ditador — e um presidente democrático — que dividiu o país. É possível amar ou detestar seu legado. Mas é impossível negar que ele está em todo lugar.


Dom Pedro II — Imperador cidadão


Ele reinou por 58 anos, no mais longo período de estabilidade política do país. Apesar do histórico militar impecável, não é pelas glórias da caserna que o imperador ficou conhecido.


Dom Pedro I — O herói de dois países


É piada velha no Brasil lembrar um detalhe patético — e irrelevante — da independência, que o imperador passava mal dos intestinos. Mas ninguém pode negar o intenso teor nas palavras “Independência ou morte”.


Machado de Assis — Amargura nos trópicos


Poucos personagens destoam mais daquilo que se costuma popularmente associar ao Brasil que o maior autor da literatura nacional. Em pleno Rio de Janeiro tropical, suas histórias revelam obsessões por morte, melancolia e traição.


Zumbi dos Palmares — Em guerra contra o sistema


Existe uma razão por que a data de morte Zumbi dos Palmares tornou-se o Dia da Consciência Negra. Sobrinho do rei Ganga Zumba, Zumbi iniciou uma insurreição contra o tio quando ele tentou um acordo de paz com os portugueses, em 1678.


TEXTO: Redação 
 revisão:  alana sousa
Edição:  JOÃO PEDRO ROMANELLI
fotos:  Wikimedia Commons