5 GRANDES MILITARES

que ERAM HOMOSSEXUAIs

Muitas vezes os estereótipos podem definir a visão que temos sobre os grandes guerreiros que marcaram o mundo. Esses militares lutaram pela honra de seus países em inúmeros conflitos. Eternizaram seus nomes em importantes batalhas, que passam pela Antiguidade, Idade Média até a Primeira Guerra Mundial. A seguir, confira parte da vida íntima desses combatentes.

Harvey Milk

(1930 – 1978)

Harvey Milk serviu na marinha dos Estados Unidos durante a Guerra da Coreia, de 1950 a 1954. Foi o primeiro homem abertamente gay a ser eleito em um cargo público em São Francisco, onde atuava como supervisor da cidade. Milk foi um dos mais importantes ativistas pelos direitos LGBTs no país. Foi assassinado em 1978, aos 48 anos, por Dan White, no gabinete da prefeitura onde trabalhava.

Leonard
Matlovich

(1943 – 1988) 

Leonard Matlovich assumiu publicamente ser homossexual na década de 1970. Ele foi o primeiro militar americano a declarar sua orientação sexual enquanto ainda atuava nas Forças Armadas do país. Matlovich combateu na Guerra do Vietnã e foi condecorado duas vezes por sua bravura — apesar do exército não permitir a presença de homossexuais em suas bases.

Ernst Röhm

(1887 – 1934)

Braço-direito de Hitler, Ernst Röhm foi um dos principais responsáveis pela ascensão do Nazismo entre 1920 e 1930. Desconfiado de traição, em junho de 1934, Hitler o prendeu pessoalmente e lhe ofereceu uma escolha: suicídio ou morte. Recusando o suicídio, ele foi assassinado em 2 de Julho de 1934, durante a Noite das Facas Longas. Abertamente homossexual e amigo íntimo do Führer, o fato não influenciou em sua sentença de morte.

Hubert Lyautey

(1854 – 1934) 

Hubert Lyautey foi um militar francês que se destacou durante a Primeira Guerra Mundial, foi ministro da guerra durante o conflito e, posteriormente, Alto Comandante das Forças Armadas Reais da França. De acordo com o historiador da Universidade de Paris, Arnaud Teyssier, Lyautey era homossexual e sua sexualidade foi escondida. Segundo Teyssier, acredita-se que eles queriam manter a reputação do comandante.

Ricardo Coração de Leão

(1157 – 1199)

O rei da Inglaterra Ricardo Coração de Leão era valente e um militar habilidoso. O historiador Fernando Bruquetas, analisa outra faceta do líder inglês. Segundo ele, Ricardo se relacionava com homens. A orientação sexual dele foi censurada com a história. Um registro do século 12 revela que Ricardo e Filipe II, da França, eram amantes. “Comiam os dois todos os dias à mesma mesa e do mesmo prato, e à noite as suas camas não os separavam. E o rei da França amava-o como à própria alma”.

TEXTO: Isabela Barreiros 
revisão: alana sousa
eDIÇÃO: tamires baldessin