fingiram seu
próprio fim

5 pessoas que


Seja para fugir dos alemães depois da Segunda Guerra ou até mesmo para saciar o próprio ego, eles encontraram no falecimento uma nova maneira para recomeçar
— ou não


‘Lord’ Timothy Dexter: O excêntrico egomaníaco


Em uma atitude ostensiva, Timothy Dexter instalou um mausoléu completo em sua mansão. Além disso, organizou seu falso funeral, mas ao final atacou a própria esposa descontente com 'poucas lágrimas' derramadas.


Aleister Crowley: O mago ocultista


Durante uma viagem a Portugal, o ocultista teve a a mirabolante ideia de encenar sua própria morte na Boca do Inferno. A 'farsa' só foi revelada três semanas depois, em uma exposição de pintura em outubro de 1931.


Juan Pujol Garcia: O agente duplo


Na Segunda Guerra, Garcia foi agente secreto para os EUA e para a Alemanha. Para não ser pego pelos alemães, fingiu seu óbito e se mudou para a Venezuela com a família, onde ficou por décadas em segredo.


John Stonehouse: O político surtado


Em 20 de novembro de 1974, o político trabalhista britânico John Stonehouse desapareceu de uma praia de Miami. Cinco semanas depois, Stonehouse, vivo e bem, foi preso na Austrália.


Marcus Schrenker: O consultor financeiro falido


Em 2009, o consultor financeiro Marcus Schrenker passava por uma grave crise financeira. Numa tentativa de fuga, ele afirmou que seu monomotor acabou caindo e seu estado era grave. Tempos depois, ele foi capturado vivo.


Texto: Fabio Previdelli
 revisão:  Alana Sousa 
Edição:  GUSTAVO CORREIA LOPES
fotos:  Wikimedia Commons