A África
Subsaariana 

antes dos Europeus


Existiram no continente africano diversos reinos e impérios ao longo dos séculos, sendo muitos deles de enorme influência e poder.


Diversos
reinos


Na região da África Oriental temos como principal exemplo o Império de Gana, que durou entre os séculos 8 e 11. Existiu também o Império do Mali, que perdurou ainda por mais tempo, do 13 ao 18.


Um império
que resistiu


Na África Ocidental, temos como maior exemplo de Estado o influente Império da Etiópia, ou Abissínia, que conseguiu sobreviver até mesmo à colonização europeia, de 1270 a 1975, quando um golpe de Estado pôs fim à monarquia.


Como eram organizados


Em geral, os reinos e impérios se organizavam a partir de um conselho de anciões e de um sistema de administração para controlar os locais que faziam parte de seu domínio.


Regiões
isoladas


Os povos subsaarianos viviam em locais cercados pela natureza. No entanto, apesar de viveram isolados, eles foram capazes de desenvolver grandes civilizações avançadas, assim como eram os egípcios. 


Religião


Grande parte dos povos do continente africano era monoteísta, ou seja, acreditava em um único deus. Cada etnia dava à sua divindade um nome diferente. Além disso, os chamados orixás também eram comuns.


TEXTO: Giovanna Gomes 
 revisão:  Alana Sousa 
Edição:  JOÃO PEDRO ROMANELLI
fotos: Wikimedia Commons e Pixabay