As batalhas
mais devastadoras 

da História


Em relação aos números, quais conflitos se destacaram ao longo dos séculos?


Batalha de Changping
- 700 mil vidas ceifadas.


Entre 475 a.C. e 221 a.C., províncias chinesas lutavam pela unificação dos seus territórios. Em julho de 260 a.C., 400 mil soldados de Zhao atacaram os campos de Qin, matando 250 mil soldados inimigos. 


Batalha de Wuhan - Até 1 milhão de perdas


Em junho de 1938, o general Chiang Kai-Shek reuniu mais de 1 milhão de homens para defender a cidade de Wuhan do Exército Imperial Japonês. As perdas japonesas - estimadas em 140 mil - os impediram de lançar outras ofensivas até 1944.


Batalha do Somme - Até 1,21 milhão de óbitos


O objetivo da ofensiva anglo-francesa - o mesmo da guerra inteira - era silenciar a artilharia alemã e ocupar suas trincheiras, avançando. Mas a doutrina militar usada pelos generais não levava em conta os avanços da tecnologia.


Cerco de Bagdá - Até 2 milhões de perdas


Na sequência do sucesso de suas conquistas no Oriente Médio, as tropas mongóis marcharam em direção à maior metrópole de sua época. Bagdá resistiu por apenas 12 dias de cerco antes de se render. 


Batalha de Stalingrado - Até 2 milhões de soldados perdidos


A maior batalha da Segunda Guerra começou em agosto de 1942 com uma série de ataques aéreos que deixaram Stalingrado em ruínas. Em novembro, uma contraofensiva do Exército Vermelho cercou os invasores.


TEXTO: Alana Sousa
 revisão:  alana sousa
Edição:  JOÃO PEDRO ROMANELLI
fotos:  Wikimedia Commons e Divulgação