As fake news
mais perigosas 

da História


Notícias falsas existem desde sempre. Estas são algumas das que mais fizeram vítimas.

Medidas ativas



Na tentativa de influenciar a opinião pública e aumentar as tensões sociais e políticas, a KGB e outros serviços de inteligência soviéticos geraram inúmeros boatos que propagaram em escala global.

Plano Cohen

 


Em 1937, os ouvintes do programa Hora do Brasil foram surpreendidos com o anúncio de um plano que detalhava um golpe comunista contra Getúlio Vargas. Era uma farsa criada por Olímpio Mourão, ex-general do Exército brasileiro

Cristãos para os leões


Os cristãos começaram a ser alvo de boatos quando o imperador Nero os responsabilizou pelo grande incêndio ocorrido em Roma. Insultos e acusações começaram a circular na sociedade.

Campanha de antivacinação


A polêmica em torno da vacina tríplice começou quando o médico britânico Andrew Wakefield criou uma farsa alegando que crianças desenvolveram o distúrbio neurológico após a dose. O homem era um vigarista que foi pago para criar a fake news.

Nobres vampiros


Ao assumir o trono em 1774, Luís XVI teve que lidar com a reputação manchada do avô, o rei Luís XVI, que por sofrer de lepra, fora acusado de matar crianças para banhar-se com o sangue delas.

TEXTO:  Thiago Lincolins
 revisão:  Alana Sousa
Edição:  João PEdro Romanelli 
FOTOS:  Wikimedia Commons e Divulgação