Conheça
5 distopias

 literárias


Confira as melhores obras que são ambientadas em cenários futurísticos, mas que criticam a sociedade atual.


O Conto da Aia, de Margaret Atwood


A obra O Conto da Aia recebeu uma adaptação televisiva chamada The Handmaid’s Tale. Ambientada em um futuro perturbador, a história retrata como a religião e o conservadorismo podem controlar as relações humanas.


1984, de George Orwell


Uma das distopias mais famosas do mundo é a obra 1984, de George Orwell, em que o escritor conta a história de um país fictício que passa a ser comandado por um regime ditatorial que controla a população e seus ideais.


Admirável mundo novo, de Aldous Leonard Huxley


Em Admirável Mundo Novo, os seres humanos não questionam o Estado científico-totalitário e a sociedade é dividida em castas. A situação muda quando um membro de uma das castas mais elevadas, passa a questionar esta situação.


A seleção, de Kiera Cass


Illea é uma grande potência econômica governada por uma monarquia, que foi formada após uma suposta Quarta Guerra Mundial. Localizado no território da atual América do Norte e Central, o país é dividido em castas.


Feios, de Scott Westerfeld


Esta obra retrata uma sociedade futura que, após um apocalipse ecológico, passa a dividir-se em bolhas sociais. Neste cenário, as pessoas procuram pela perfeição do indivíduo.


TEXTO:  Victória Gearini 
 revisão:  alana sousa
Edição:  JOÃO PEDRO ROMANELLI
fotos:  Wikimedia Commons e Netflix