Curiosidades
que você não sabia 

sobre os romanos


A forma como a civilização foi retratada pela indústria do cinema deu origem a inúmeras inverdades.

O destino dos gladiadores



Polegares para cima indicariam que ele poderia continuar a viver, já polegares para baixo selavam sua morte. Os dedos eram utilizados para indicar se a luta podia continuar. O dedo apontado para baixo significava “abaixem as espadas”

Os romanos não falavam apenas latim

 


O latim era a língua oficial do Império Romano, mas outros idiomas eram falados, tanto em Roma quanto em todo o seu vasto território. Os idiomas grego, osco e etrusco eram algumas das línguas faladas em Roma.

A plebe não era pobre e ignorante


Em Roma, ser um plebeu significava simplesmente ser um cidadão comum, que não fazia parte da classe aristocrata dominante. Os plebeus lutaram por seus direitos e formaram seu próprio governo.

Os romanos não usavam togas o tempo todo


A toga – um longo pedaço de pano usado sobre o ombro – era utilizada apenas por homens, e só em ocasiões importantes. Conforme o tamanho, a forma ou a cor da toga, um cidadão podia ser identificado de acordo com sua posição social.

Nero não tocou violino enquanto Roma estava em chamas


Suetônio aproveitou o humor da época para caracterizar Nero, que já não era um governante popular. Mas os historiadores acreditam que o imperador não estava em Roma no momento do incêndio e que o episódio do violino foi inventado.

TEXTO:  Letícia Yazbek 
 revisão:  Alana Sousa
Edição:  João PEdro Romanelli 
FOTOS:  Divulgação